Juiz de Fora avança na geração de empregos
Juiz de Fora consolidou-se, em 2025, como um dos principais polos de geração de empregos formais em Minas Gerais, registrando saldo acumulado de mais de 6.400 novas vagas até novembro. Segundo dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a cidade destacou-se como a terceira maior criadora de empregos no Estado no período, superando centros econômicos como Uberlândia e Betim. A cidade ficou atrás apenas de Belo Horizonte e Contagem.
O número de empregos formais no município cresceu 4,35% em 2025, percentual superior às médias estadual (3,08%) e nacional (4,02%). Em novembro, o crescimento do mercado de trabalho foi liderado pelo setor comercial, com a abertura de 357 vagas, seguido pelo setor de Serviços, que registrou 292 novos postos, enquanto a Indústria apresentou saldo positivo de 27 empregos formais.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), Aloísio Vasconcelos, a combinação entre a localização estratégica da cidade e a presença de instituições como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outros centros de ensino e pesquisa contribui para a formação de um ambiente voltado à inovação, à pesquisa e à qualificação profissional. Além disso, o presidente destaca a importância do Porto Seco, facilitando as operações de exportação e importação. Todos esses fatores impactam diretamente na competitividade do município.
Infraestrutura e ambiente de negócios
Localizada na Zona da Mata mineira, Juiz de Fora está próxima às capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória, o que favorece o acesso a mercados e cadeias produtivas. O município conta com infraestrutura de acesso pelas rodovias BR-040 e BR-267, além do Aeroporto Regional da Zona da Mata.
A ACEJF mantém atuação contínua na defesa dos interesses do setor empresarial e na cobrança por melhorias nas infraestruturas de acesso à cidade, entendendo que esses fatores são fundamentais para sustentar o crescimento econômico e a geração de empregos de Juiz de Fora.
Para 2026, pensando na ampliação de parcerias internacionais, especialmente com a China, Juiz de Fora avança na discussão de infraestrutura e ambiente de negócios, temas acompanhados pela ACEJF junto ao setor empresarial e o poder público.
Ouça a rádio de Minas