Economia

Justiça Federal em MG aceita denúncia criminal por Brumadinho

Colapso da estrutura, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, liberou uma onda gigante de rejeitos de mineração, que deixou 270 mortos
Justiça Federal em MG aceita denúncia criminal por Brumadinho
Nesta quarta-feira (25), tragédia completa quatro anos | Crédito: Cristiane Mattos / Reuters

A Justiça Federal em Minas Gerais aceitou denúncia criminal oferecida pelo Ministério Público Federal na véspera contra 16 pessoas físicas e duas jurídicas devido ao rompimento de barragem da Vale, em Brumadinho, há quatro anos, disse sua assessoria de imprensa em resposta a questionamento da Reuters.

O colapso da estrutura, em 25 de janeiro de 2019, liberou uma onda gigante de rejeitos de mineração, que deixou 270 mortos, a maioria trabalhadores da própria mineradora, além de atingir florestas, rios e comunidades. Três pessoas permanecem desaparecidas.

Na segunda-feira, o MPF havia ratificado integralmente denúncia oferecida originalmente pelo MP de Minas Gerais, após a Segunda Turma do STF decidir na semana passada que a competência no caso era da Justiça Federal.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, determinou também na semana passada que a Justiça Federal de Minas Gerais desse andamento imediato ao processo, devido a um risco de prescrição.

A denúncia imputa às pessoas físicas denunciadas o crime de homicídio qualificado, por 270 vezes; crimes contra a fauna; crimes contra a flora; e crime de poluição, reiterou na véspera o MPF.

Já as pessoas jurídicas foram denunciadas pelos crimes ambientais, que são crimes contra a fauna e a flora e crime de poluição. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas