Economia

Justiça inglesa acatou ação contra acionistas de uma das controladoras da Samarco

Justiça inglesa acatou ação contra acionistas de uma das controladoras da Samarco
Samarco entrou com pedido de recuperação judicial em 9 de abril de 2021 com o objetivo de dar continuidade às suas atividades | Crédito: REUTERS/Ricardo Moraes

A Justiça inglesa acatou a ação coletiva contra os acionistas da BHP Billiton – uma das controladoras da Samarco -, movida por atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, na região Central do Estado. O caso deve seguir agora para a fase do julgamento do mérito, quando a Suprema Corte do Reino Unido vai determinar a responsabilidade das empresas sobre os danos causados pelo desastre. Em caso de condenação, as indenizações podem chegar a 5 milhões de libras .

A ação é movida pelo do escritório de advocacia PGMBM, que acredita em acordo nos próximos 90 dias, caso a BHP concorde com as negociações. Na hipótese de recurso por parte da empresa, segundo o sócio-administrador Global do escritório, Tom Goodhead, o avanço do caso ficaria para o início do ano que vem. É que, para isso, a BHP precisará antes obter uma permissão da Suprema Corte, o que tornará o processo ainda mais complexo.

Apesar de não cravar datas para uma decisão, advogados do escritório estão otimistas quanto às soluções devido à celeridade e aos mecanismos da justiça inglesa. 

O caso envolve mais de 200 mil clientes, incluindo 25 municípios, 5 autarquias, 531 empresas de diferentes portes e 15 instituições religiosas.

Por nota, a BHP disse que a decisão reverteu o julgamento anterior da justiça inglesa extinguindo o processo por abuso processual, mas que se refere a questões preliminares referentes ao caso; e não é uma decisão relacionada ao mérito dos pedidos formulados na ação. A empresa informou que revisará a decisão e considerará os próximos passos, o que inclui a possibilidade de requerer permissão para recorrer à Suprema Corte do Reino Unido.  

Leia a matéria completa na próxima edição do Diário do Comércio

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas