Kalil decreta fim da obrigatoriedade de máscaras em locais abertos em BH

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) decretou, nesta quinta-feira (3), o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos em Belo Horizonte. Em entrevista concedida ao jornal Balanço Geral, da Record TV, o chefe do executivo municipal anunciou que a nova medida entra em vigor imediatamente.
Kalil justificou que devido aos boletins de saúde estarem melhorando a cada dia e os casos da doença estarem diminuindo, o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 se reuniu para, dessa vez, “abrir um pouco” as coisas. Entretanto, o chefe do executivo municipal ainda acredita que o uso das máscaras se tornou um hábito difícil de perder.
“Mas isso aí também vai do bom senso de cada um. A obrigatoriedade vai cair, mas, necessariamente, não quer dizer que você é obrigado a tirar a máscara. Não, eu aconselho a continuar de máscara”, afirmou o prefeito.
Outras capitais que também flexibilizaram
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou em seu perfil no Twitter, também nesta quinta-feira (3), que diante da queda dos casos da Covid-19 o uso de máscaras em locais abertos será flexibilizado a partir da segunda-feira (7). Concomitantemente, frisa para que as pessoas não deixem de se vacinar.
Já no Rio de Janeiro, onde Kalil esteve recentemente, o uso de máscaras em ambientes abertos não é mais obrigatório desde o final de outubro de 2021.
No Estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) espera trazer uma resposta quanto à flexibilização das máscaras na próxima quarta-feira (9). Vale ressaltar que em novembro o governo chegou a anunciar esta flexibilização, mas que não ocorreu devido ao avanço dos casos da variante Ômicron.
Em Santa Catarina, o uso das máscaras em escolas foi anunciado como não obrigatório na quarta-feira (2), cabendo aos alunos e familiares a decisão de usar ou não. A liberação do não uso em locais abertos foi decretada no dia 24 de novembro do ano passado.
*Estagiária sob supervisão do editor digital Will Araújo
Ouça a rádio de Minas