Kit gratuito beneficia famílias de baixa renda em Minas Gerais

O sinal analógico de TV já foi desligado em grande parte dos municípios mineiros, e em todos eles a transmissão de imagens e sons digitais com maior qualidade passou a operar. Famílias de baixa renda residentes em Minas Gerais e beneficiárias de algum programa social do Governo Federal têm direito, gratuitamente, a um kit com receptor e antena digital para TV.
Saiba como ter acesso ao kit digital:
- É preciso ter cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e estar vinculado aos programas sociais federais;
- A solicitação é feita diretamente no site do Siga Antenado, onde é necessário fornecer o número de identificação social (NIS), o CPF para verificação de elegibilidade e o CEP para verificação de sinal;
- Caso o agendamento esteja disponível na cidade e o nome do solicitante conste na lista, basta preencher um questionário on-line para verificar a elegibilidade ao benefício;
- Outra opção é contatar o número 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp, para obter informações e agendar a instalação.
Em algumas regiões de Minas Gerais, o serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos estabelecida por determinação da Anatel para dar suporte à população de menor renda. Essa entidade assume todo o acompanhamento durante a migração do sinal de TV, além de fornecer técnicos para a instalação do equipamento nas residências.
Em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, a Siga Antenado informou que muitos beneficiários do Bolsa Família, do Minha Casa e Minha Vida e vários outros programas ainda não solicitaram os kits. Na prática, antes, os televisores necessitavam da utilização de parabólicas tradicionais (Banda C). No entanto, com o desligamento do sinal que ocorre de forma escalonada pelas regiões do Estado, é necessária a instalação do sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
Instalações podem superar os 2 milhões nos próximos meses
Ainda segundo a Siga Antenado, o Esatdo teve fechar esse processo de migração com 179 mil kits da nova antena digital instalados. Já as solicitações devem compreender 268 cidades mineiras, onde o agendamento está disponível atualmente. No País, o número pode solicitações deve superar 2 milhões de instalações nos próximos meses.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Somente de julho de 2022 até o momento, 1,7 milhão de instalações já foram realizados. A vantagem, além do fornecimento de imagens de alta qualidade, é que a antena digital pode receber a transmissão de até 80 canais abertos de todo o País.
Ouça a rádio de Minas