Economia

Lançamentos de lotes fechados em Minas Gerais crescem 316,9% no 3º trimestre

Buscas por loteamentos são marcadas pela preocupação ambiental com a inclusão de áreas verdes preservadas, sistemas de drenagem sustentável e até mesmo projetos para reaproveitamento de água
Lançamentos de lotes fechados em Minas Gerais crescem 316,9% no 3º trimestre
Foto: Grupo Epo/Divulgação

Pesquisa realizada sobre o mercado de loteamentos em Minas Gerais constatou que os lançamentos de lotes fechados aumentou 316,9% no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram ofertadas 938 unidades, contra 225 lotes no intervalo anterior. Este resultado chega a ser quatro vezes superior ao período comparado.

Segundo os dados da consultoria Brain, encomendados pela Associação das Empresas de Loteamento Urbano de Minas Gerais (Aelo-MG) e outras entidades setoriais, esse resultado é atribuído ao Valor Geral Lançado (VGL) dos loteamentos abertos e fechados que, somados, compreendem uma alta de 29,3% em relação ao segundo trimestre de 2024.

Esse movimento, por sua vez, indica um valor de tíquete médio superior, e também a valorização do produto no mercado, conforme analisa o presidente da Aelo-MG, Flávio Guerra.

“Os resultados mostram que o mercado de loteamentos em Minas Gerais tem uma forte demanda reprimida, com a intenção de compra alcançando 48%, o melhor patamar histórico já registrado”, destaca.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Mercado pode chegar a R$ 3 bilhões e busca é por loteamentos sustentáveis

Considerando o desempenho obtido no terceiro trimestre de 2024 e em resultados anteriores, a expectativa, segundo o dirigente, é de um crescimento contínuo, capaz de estabelecer um balanço final de 2024 com um Valor Geral de Vendas (VGV) próximo a R$ 3 bilhões. Esse crescimento pode representar uma montante 25% superior ao ano anterior.

Ainda segundo Guerra, essa tendência observada ilustra uma realidade em que as pessoas buscam por loteamentos que sejam sinônimo de proximidade entre casa e trabalho. Essa característica eleva a valorização dos bairros e a integração de serviços indispensáveis como comércio, transporte público e serviços essenciais.

Perspectiva 3D do Empreendimento Belvedere, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, da Construir Loteamentos (Imagem ilustrativa)
Perspectiva 3D do Empreendimento Belvedere, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, da Construir Loteamentos. Foto: Imagem ilustrativa/Divulgação

Para o especialista, os loteamentos do futuro serão marcados pela preocupação ambiental. A inclusão de áreas verdes preservadas, sistemas de drenagem sustentável e até mesmo projetos para reaproveitamento de água estão deixando de ser diferenciais para se tornarem exigências básicas.

“Hoje, sabemos que o ponto central de qualquer cidade deve ser a comunidade, as pessoas que vão morar no local, mas isso é feito também por meio da preservação ambiental e do fomento à economia pela rede de comércio que se forma: o açougue, o hortifrúti, a papelaria e assim por diante”, esclarece o especialista.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas