Economia

Leia o que é destaque nos municípios mineiros no Diário do Comércio Integra Minas

Leia o que é destaque nos municípios mineiros no Diário do Comércio Integra Minas
Obra ferroviária vai inaugurar plano do governo federal | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Leilões devem movimentar R$ 25 mi

Uma das principais atrações da 49ª Expomontes é a grade de leilões que, neste ano, deve contar com cerca de dez mil animais e gerar cerca de R$ 25 milhões em negócios. Promovidos pela Sociedade Rural de Montes Claros e realizados pela Leiloeira Confboi, o primeiro leilão abre a agenda de negócios da Feira, no dia 29 de junho. De acordo com o diretor de leilões da Sociedade Rural, Oswaldo David Miranda Júnior, serão três leilões de Touros e Matrizes Nelore PO; dois de vacas leiteiras Girolando; e cinco de gado de corte. “Serão ofertados os melhores exemplares das raças. São animais de excelente qualidade e o momento é muito oportuno para os compradores”, destaca Raissa Souza. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Poços de Caldas celebra crescimento do turismo

O secretário de Turismo de Poços de Caldas, Israel Pereira, comemora o atual cenário turístico da cidade. Segundo ele, a cidade tem vivido momentos especiais, com lotação praticamente total durante os finais de semana, o que demonstra um crescimento significativo e positivo para o setor. Uma das ações destacadas pelo secretário é a privatização concretizada recentemente, que tem se mostrado uma decisão acertada. Pereira ressalta que a concessão está em processo de crescimento e é de extrema importância nesse momento especial que a cidade vive. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Queijo Canastra com 300 litros de leite

O diretor da Made in Minas e Culturar, Jordane Macedo, acompanhado por Henrique Freire, foi recebido essa semana pelo Governador Romeu Zema e pelo subsecretário de liberdade e empreendedorismo do Estado, Lucas Pitta, para não só apresentar os projetos de suas empresas para Minas, mas também o primeiro queijo Imperial Canastra feito há mais de um mês, na queijaria do renomado Queijo do Ivair e sua família, com a ilustre presença do Chef Ivo Faria. Essa primeira produção foi feita com 300 litros de leite, e pesa cerca de 30 quilos, que ficará em cura por mais cinco meses. (Cidade Conecta – Belo Horizonte)

Canastra integra rota do astroturismo

O Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, está entrando na rota do Astroturismo – um segmento do turismo focado na divulgação científica, reconhecimento do céu, observação dos planetas e corpos celestes em geral, além de fenômenos astronômicos. Desde agosto de 2021 que a região vem sendo palco de expedições desse tipo. No começo do mês foi realizada a 5ª edição do Tour Astronômico. No Brasil, fazem parte da rota o Parque Estadual do Desengano (Rio de Janeiro), a Serra da Mantiqueira e a Região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Vale do Paraíba, em São Paulo, além do Alto Paraíso de Goiás, em Goiás. (Folha da Manhã – Passos)

18º Festival de Piacatuba em agosto

O Festival de Piacatuba, uma das maiores referências em eventos da Zona da Mata mineira, será realizado no período de 23 a 27 de agosto naquela localidade, que se transforma em destino de milhares de turistas durante o evento, atraídos pela boa música, moda de viola e os prazeres da culinária mineira. Alcançando visibilidade em todo o Brasil, já em sua 18° edição, o Festival de Piacatuba tem a produção de Maria Lúcia Braga e reúne artistas de projeção nacional e novos talentos da música raiz. (Jornal Além Parahyba – Além Paraíba)

Mariana realiza Feirão de Empregos

A Prefeitura de Mariana, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Ação Social, realiza, na próxima quarta-feira (28), o primeiro Feirão de Empregos de Mariana. O evento vai acontecer no Centro de Convenções do município e serão ofertadas mais de 200 vagas de emprego. A ação busca estreitar a comunicação entre as empresas de Mariana, que ofertam empregos e a população que busca o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. O feirão conta com empresas instaladas em Mariana e as vagas serão destinadas, preferencialmente, para pessoas da cidade. (O Liberal – Ouro Preto)

Mostra reuniu mais de 10 mil em Ouro Preto

A Universidade Federal de Ouro Preto realizou, no final de semana, a 13ª Mostra de Profissões. O evento aconteceu no Campus Morro do Cruzeiro, na cidade, e teve o objetivo de apresentar os cursos oferecidos pela instituição para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Minas Gerais. A primeira edição pós-pandemia foi um sucesso e atraiu cerca de 10 mil alunos de 100 escolas do Estado. A Mostra contou com várias salas e stands, onde os alunos da instituição apresentaram de forma interativa os mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela instituição. (O Liberal – Ouro Preto)

Varginha tem balanço de contratações

Cidades da região Sul de Minas Gerais fecharam o mês de abril com 11.611 mil pessoas contratadas. Os dados foram divulgados pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o levantamento, do total de pessoas contratadas, 57,82% eram homens e 42,18% mulheres, 30,57% tinham idades entre 18 e 24 anos e a maioria tinha ensino médio completo (66,95%), enquanto 7,30% tinham o ensino médio incompleto e 7,37% o ensino fundamental. (Gazeta de Varginha – Varginha)

Caratinga recebe Giro Fiemg

O Giro pela Regional chegou em Caratinga com duas palestras para o setor de alimentação. O evento promovido pela Fiemg Regional Vale do Aço, em parceria com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Vale do Aço (Sinpava) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) reuniu empresários, representantes do poder público e empregados das indústrias alimentícias na Associação Comercial e Industrial de Caratinga. O presidente do Sinpava, Antônio Eugênio Fernandes, destacou a importância do associativismo e que Caratinga tem muitas empresas do setor alimentício com grande potencial competitivo. (Diário de Caratinga)

Curso de engenharia tem conceito máximo

O curso de engenharia química do Centro Universitário de Formiga obteve conceito 5 no Recredenciamento do Ministério da Educação. A visita dos avaliadores à instituição ocorreu recentemente. Os especialistas analisaram os documentos, o projeto pedagógico e outras ações educacionais. A equipe também conheceu a estrutura do campus, com seus diversos laboratórios que refletem a excelência do ensino. Na Biblioteca, os profissionais constataram as obras de qualidade oferecidas aos alunos. (Últimas Notícias – Formiga)

Valadares entre as 10 de novas empresas

Governador Valadares tem se destacado no cenário empresarial ocupando o 8º lugar no ranking dos municípios mineiros com maior número de novas empresas criadas em 2023, segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), neste mês de junho. No período de 1º de janeiro a 16 de junho de 2023, foram registradas a abertura de 536 novas empresas em Governador Valadares. Além disso, o município contabilizou a inclusão de 2.323 novos microempreendedores individuais no mesmo intervalo de tempo. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas