Economia

Leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora será em abril de 2024

Edital de concessão já foi publicado no DOU; novo contrato prevê investimentos que chegam a R$ 9 bilhões
Leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora será em abril de 2024
"Esse edital da BR-040 está direcionado a resolver algumas questões estruturais dessa rodovia", conta o superintendente de Concessão, Marcelo Cardoso Fonseca | Crédito: ANTT/Divulgação

Está marcado para o dia 11 de abril de 2024 o leilão da BR-040, abrangendo o percurso entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. A informação consta no edital de concessão que foi publicado pelo Ministério dos Transportes nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.

De acordo com o órgão, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a atual administradora da rodovia, a Via-040, deverá encerrar suas operações assim que a nova empresa assumir o trajeto. O grupo Invepar, responsável pela concessão, aliás, havia tomado posse da rodovia em 2014, no entanto, em 2017, manifestou sua falta de interesse em prosseguir com a gestão e solicitou a rescisão do contrato.

A Via-040 gerencia toda a extensão da malha rodoviária entre Brasília e Rio de Janeiro, e a transferência da rodovia será dividida em três partes: entre Brasília e BH; Belo Horizonte e Juiz de Fora, e Juiz de Fora ao Rio de Janeiro.

“Esse edital da BR-040 está direcionado para resolver algumas questões estruturais dessa rodovia que faz uma ligação importante entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro, mais especificamente o trecho até Juiz de Fora”, conta o superintendente de Concessão da ANTT, Marcelo Cardoso Fonseca. Para o novo contrato com prazo de 30 anos, os investimentos previstos chegam à cifra de R$ 9 bilhões.

Meta inicial é reduzir acidentes na BR-040

Ele explica que, atualmente, grande parte da rodovia já possui pista dupla, mas não oferece uma barreira ou sinalização central para reduzir o volume de acidentes. “Nós temos bastante parte desse trecho com multivias. Ou seja, nós temos duas faixas de cada sentido, mas sem uma separação central e isso faz com que tenhamos muitos acidentes nessa rodovia. Acidentes de gravidade alta, colisões frontais pela transposição entre um sentido da via”, diz.

A atual administradora da rodovia, a Via-040, deverá encerrar suas operações assim que a nova empresa assumir o trajeto | Crédito: Gregório Goulart/Divulgação

“Então, resolveremos essa questão por meio da introdução de duplicações com a separação central. Isso pode ser feito tanto com um canteiro central ou com uma barreira rígida que vai impedir, então, que os veículos cruzem para o outro sentido e ocorram esses acidentes mais graves”, pontua Fonseca.

Segundo a ANTT, o trecho da malha rodoviária a ser concedido tem 232 km. Destes, 164 km devem ser duplicados. Há ainda a previsão de obras para a criação de 42 km de faixas adicionais e 15 km de vias marginais; 34 ajustes de traçado; 14 viadutos; 57 pontos de ônibus; 14 km de ciclovias, oito passarelas e 18 retornos em nível.

Pedágio que não necessita de parada de veículos é previsto para rodovia

Ainda segundo o superintendente, está prevista no contrato de concessão a cobrança eletrônica de pedágio dos veículos que trafegam pela malha rodoviária. Segundo ele, os recursos arrecadados vão ocorrer mediante a evolução da implementação do free flow no País.

O equipamento, aliás, é uma inovação que otimiza o trânsito em rodovias, eliminando a necessidade de parar em praças de pedágio para efetuar pagamentos. “Estamos trabalhando para que isso vire uma realidade na BR-040”, afirma Fonseca.

Barreiras acústicas

Outro investimento estudado pela ANTT compreende a instalação de barreiras acústicas que possuem a função de reduzir os sons emitidos pelo tráfego de veículos. Fonseca reconhece que os ruídos prejudicam a qualidade de vida da população que reside em regiões próximas às margens da estrada.

“O som atrapalha ali a dinâmica das travessias urbanas. Então, é sempre pensado nessas situações uma contramedida, que é a introdução de barreiras acústicas, que vão preservar a saúde sonora daquelas populações que são afetadas pela rodovia. Temos uma transição operacional que já está prevista no edital para a operadora selecionada. Então, por meio desse leilão, ela faz uma proposta e um planejamento de como ela vai interagir com a atual operadora, para que não tenhamos uma descontinuidade na prestação do serviço. De forma que, quando a nova operadora entrar, ela pode passar o bastão mais tranquilamente”, explica.

Tarifas de pedágio

Apesar de não haver uma previsão de valor a ser cobrado nos pedágios que serão instalados, o superintendente da ANTT avalia que é um assunto ainda em análise técnica. “Estamos trabalhando na ideia de ajustar a tarifação na praça de pedágio, de forma que os usuários paguem de acordo com o serviço efetivamente utilizado. Isso significa que cada passagem reduzirá a tarifa paga, contanto que o veículo seja de pequeno porte e que contará com uma tag para reconhecimento eletrônico”, informa.

De acordo com Marcelo Fonseca, o projeto terá um grande impacto na região de mineração, especialmente devido à presença de várias mineradoras atuando em Minas Gerais. Por isso, na opinião dele, é crucial que haja uma operação eficiente, especialmente com a implementação de monitoramento inteligente desde o início.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas