Economia

Leilão da Rota das Gerais em 2026 deve fechar ciclo de leilões de rodovias federais em Minas, diz diretor da ANTT

De acordo com diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, além desse trecho, no momento, não há novas concessões federais previstas para o Estado
Leilão da Rota das Gerais em 2026 deve fechar ciclo de leilões de rodovias federais em Minas, diz diretor da ANTT
Com 751,1 quilômetros, a Rota das Gerais é o maior trecho de rodovias federais em Minas que será concedido à iniciativa privada | Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG

O leilão da Rota das Gerais, trecho de 751,1 quilômetros (km) do lote de rodovias das BR-116 e BR-251, entre Montes Claros (Norte de Minas), e Governador Valadares (Vale do Rio Doce), deverá encerrar o ciclo de certames de concessões rodoviárias federais em Minas Gerais por enquanto, segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio.

A concessão da Rota das Gerais, revela o diretor da agência, deverá ser leiloada provavelmente no primeiro trimestre do próximo ano. Com investimentos previstos de R$ 12,4 bilhões, será o maior trecho de rodovias federais a ser concedido ao setor privado em todo o Estado.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Comércio, durante a apresentação do balanço de um ano de administração da concessão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, pela EPR Via Mineira, Sampaio afirma que, realizado o leilão da Rota das Gerais, a agência não estuda, neste momento, novas concessões de rodovias federais em Minas. Ainda este ano a ANTT deverá leiloar a concessão da Rota Sertaneja e a otimização contratual da Fernão Dias.

“Essas são (as últimas concessões), porque nós vamos, por enquanto, não encerrar, mas ter um ciclo de oito leilões seguidos, é algo muito representativo. Somando só leilão de rodovias são mais de R$ 100 bilhões de investimentos privados, não nos 30 anos de concessão, mas nos sete anos principais”, destaca Sampaio.

O Estado passou por um ciclo intenso de leilões de rodovias desde 2023, com seis certames leiloados, que envolveram apenas uma estrada ou lotes de rodovias, com até mesmo a inclusão de estradas estaduais, como no caso da Via Liberdade, trecho de 190,1 km do lote Ouro Preto – Mariana, que abrange as rodovias BR-356, MG-262 e MG-329.

A concessão da Rota Sertaneja, trecho de 530,6 km do lote das BR-153 e BR-262, que perpassa os estados de Goiás e Minas Gerais, está prevista para o dia 6 de novembro. Já o certame da otimização contratual da Fernão Dias, segmento rodoviário de 569 km da BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo, tem previsão de ser realizado no dia 11 de dezembro.

Com a Rota das Gerais, os próximos três leilões de rodovias federais em Minas Gerais vão concentrar aproximadamente R$ 37,7 bilhões em investimentos em obras de melhorias, ampliação de capacidade e serviços operacionais. “Nos próximos quatro anos, Minas Gerais vai estar transformada em um verdadeiro canteiro de obras de Norte a Sul, Leste a Oeste do Estado”, afirma.

A expectativa da agência reguladora, é que os certames mantenham a forte concorrência da maioria dos leilões de rodovias dos últimos anos, com a participação de grupos internacionais do setor de infraestrutura. “Teremos concorrência, como tem sido nos nossos leilões, possivelmente com players internacionais, que têm voltado para o programa de concessão federal, e, paralelo a isso, uma disputa que vai entregar uma concessionária que realmente execute as obrigações contratuais, finaliza Sampaio.

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