Economia

Leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Goiás já tem vencedor

O contrato do leilão da BR-040 terá duração de 30 anos e a concessionária vencedora terá que investir R$ 12 bilhões na rodovia; saiba mais
Atualizado em 26 de setembro de 2024 • 16:35
Leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Goiás já tem vencedor
Vinci Highways vence leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Goiás | Crédito: Reprodução Youtube B3

A Vinci Highways venceu o leilão e será a responsável por administrar, nos próximos 30 anos, o trecho de 594,8 quilômetros da BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina (Goiás), mais conhecido como Rota dos Cristais.

No período, o grupo francês terá que investir R$ 12 bilhões na rodovia federal, dos quais R$ 6,4 bilhões serão destinados a obras de infraestrutura e R$ 5,4 bilhões a custos operacionais.

Estreante em certames rodoviários no Brasil, a líder mundial em concessões, energia e construção, atuando em mais de 120 países, arrematou o leilão, realizado no início da tarde desta quinta-feira (26), na B3, em São Paulo, ao propor um desconto de 14,32% sobre a tarifa básica de pedágio.

A empresa venceu a disputa contra três concorrentes. Foram eles: o Consórcio Nova BR-040, formado pela Opportunity e a 4UM Investimentos (que ofereceu 9,09% de dedução), o BTG Pactual (7,50%) – que também estreou em leilões de rodovias – e a CCR (1,75%).

Leilão da Rota dos Cristais BR-040 na BR já tem vencedor
Vinci Highways vence leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Goiás | Reprodução Canal ANTT

A assinatura do contrato de concessão deve acontecer até o dia 19 de dezembro.

Detalhes da concessão da BR-040 e benefícios previstos no projeto

A expectativa é que os investimentos modernizem a via, garantam a segurança do usuário e a fluidez do tráfego, além de aumentar a eficiência logística das empresas que a utilizam – a Rota dos Cristais é um importante corredor para o escoamento de produtos entre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil.

As principais mudanças previstas para o trecho, incluem:

• duplicação de 9,9 km;
• construção de 342,9 km de faixas adicionais (174,4 km em pista simples e 168,5 km em pista dupla);
• construção de 61,6 km de vias marginais;
• instalação de 34 passarelas para pedestres e melhoria de outras nove;
• instalação de 18 passagens de fauna;
• implementação de dois pontos de parada de descanso (PPDs).

Conforme consta no Programa de Exploração da Rodovia (PER), no primeiro ano, serão realizados os trabalhos dedicados a eliminar problemas na estrada que impliquem riscos iminentes.

Entre o segundo e o quinto ano, haverá melhorias estruturais, funcionais e operacionais, como a recuperação da pista de rolamento.

As grandes obras, que englobam duplicações, faixas adicionais e vias marginais, ficarão para o período do terceiro ao sétimo ano.

BR-040
Contrato terá duração de 30 anos e a concessionária vencedora terá que investir R$ 12 bilhões na rodovia | Crédito: Divulgação Dnit

Empresa atua em rodovias brasileiras desde 2022

Antes da tradicional batida de martelo, o diretor-executivo da Vinci Highways na América Latina, Laurent Cavrois, destacou, em discurso, que a concessão da BR-040 é uma conquista importante para a jornada de crescimento do grupo no mercado brasileiro.

A história da empresa francesa no Brasil começou em 2017, com o arremate do leilão do Aeroporto de Salvador, que abriu espaço para a gestão de outros aeroportos – atualmente, são oito – e para a entrada no setor rodoviário.

Embora a companhia nunca tivesse participado antes de um leilão rodoviário no País, ela já atuava em estradas nacionais desde 2022, quando adquiriu 55% da Entrevias, gestora de 570 km de vias que cortam São Paulo. O percentual foi comprado do Pátria, que permaneceu com 45%.

Cavrois também disse que a Vinci está orgulhosa e entusiasmada em fazer parte de um novo capítulo da BR-040.

“Vamos melhorar a conectividade e oferecer nossos serviços de qualidade aos usuários, implementar políticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região”, ressaltou, enfatizando que o grupo está pronto para agregar valor à infraestrutura, tornando-a mais segura, eficiente e adaptada às necessidades do futuro.

O projeto da Rota dos Cristais prevê a criação de 91,1 mil empregos, entre diretos e indiretos, geração de efeito-renda, além de um significativo incremento na economia das cidades ao longo da rodovia. A perspectiva é que 4,2 milhões de pessoas sejam beneficiadas com a concessão.

Trecho leiloado marcou a segunda relicitação da BR-040

O leilão desta quinta marcou a segunda relicitação da BR-040. O primeiro trecho, de Belo Horizonte a Juiz de Fora, sob a atual administração da EPR, foi relicitado em abril.

O próximo segmento da rodovia a ser leiloado será o de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, com previsão de ir para o certame no início do segundo trimestre de 2025.

Ainda há uma quarta fatia a ser concedida, porém, não há previsão de quando isso vai acontecer – trata-se do pedaço entre Cristalina e o Distrito Federal, incluso no lote da Rota do Pequi, junto com as BRs 060 e 153.

Anteriormente, a Via 040, concessionária da Invepar, geria a BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora, mas devolveu a concessão, alegando desequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

Já o segmento entre a Zona da Mata e o Rio de Janeiro é operado desde 1996 pela Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio de Janeiro (Concer), controlada pela Triunfo. O contrato da empresa estava previsto para ser encerrado em 2021, mas a empresa permanece no trecho até o momento por força judicial e deve continuar até a entrega dos serviços a uma nova companhia.

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