Lemonade anuncia finalistas da 16ª edição

O Lemonade, um dos principais programas de aceleração de negócios em estágio inicial do Brasil, vai anunciar as startups finalistas de sua 16ª edição na próxima quinta-feira (25).
Promovida pela Fundep e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a iniciativa tem o objetivo de desenvolver empreendedores com propósito e transformar ideias em negócios de alto impacto.
Em 2020, o programa completa cinco anos de fomento ao ecossistema de empreendedorismo e inovação, conectando novas tecnologias com o mercado. São mais de 390 startups aceleradas, cerca de 1,5 mil empreendedores formados e mais de 22 mil pessoas impactadas em diversas cidades do País, como Belo Horizonte, Brasília, além do interior.
“O Lemonade é a realização do sonho de várias pessoas que acreditam na transformação do País pela inovação. Com nossa metodologia de aceleração de negócios, atraímos mais de R$ 6 milhões em investimento”, afirma o diretor da Fundep, Ramon Azevedo.
Uma das startups finalistas da primeira edição do Lemonade, a Kornerz conecta empresas com influenciadores digitais para aproveitar as tendências do mercado. Como premiação de seu desempenho no programa, a startup recebeu um aporte inicial da agência de investimentos da Fundep, a Fundepar.
Em 2018, a empresa conquistou a 11ª colocação no Ranking 100 Open Startups e 3º lugar no Top 5 de Marketing – ambos os títulos são da 100 Open Startups, plataforma global que avalia negócios em estágio inicial.
“No Lemonade, tivemos acesso a mentorias, palestras e conteúdos que auxiliaram nosso desenvolvimento como empreendedores e nos inseriram em um ecossistema que realmente quer fazer diferença por meio da inovação”, relata o CEO da Kornerz, Khalil Jezini.
Novo formato – Na 16ª edição, o programa se adaptou ao cenário imposto pelo Covid-19 e realizou suas dinâmicas 100% on-line. A transformação digital garantiu segurança a todos os participantes, flexibilidade para o acompanhamento das atividades, além da expansão de sua rede de fomento ao empreendedorismo.
“Rompendo a barreira física, conseguimos convidar mentores e palestrantes de outras cidades e estados. Nossa rede já consolidada de cerca de 300 profissionais se estendeu a outras rotas de inovação do País, proporcionando apoio diferenciado às startups”, ressalta Felipe Torquetti, Marketing do Lemonade.
Para a participante Ludmila Baltazar, sócia-fundadora da startup Micologistas Associados, formada por professores e alunos da UFMG para a identificação de fungos, o formato on-line incentivou a participação de toda a equipe.
“Houve uma otimização do nosso tempo para acompanhar e participar de todas as dinâmicas do programa, o que talvez não fosse possível no formato presencial. O Lemonade ajustou seu cronograma, criou canais de contato para estimular a conexão entre participantes e profissionais e estimulou a pesquisa sobre inovação e empreendedorismo”, ressalta.
Outra novidade da edição foi a aproximação com o ambiente acadêmico e científico. “Nas últimas iniciativas, levantamos os desafios que as universidades enfrentam para conectar suas soluções com o mercado e sociedade. Assim, o programa passou por algumas adaptações para também atender às necessidades de pesquisadores com desejo de empreender suas tecnologias”, completa Felipe Torquetti.
O presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira, destaca que o fomento à inovação e empreendedorismo dentro das universidades é fundamental para impactar a sociedade.
“O Lemonade funciona como um mecanismo para que o conhecimento transborde de sua fonte básica – a universidade – para o setor comercial e produtivo. Em cada edição do programa trazemos novidades e na 16ª consolidamos a relação com outra iniciativa da Fundep, o Outlab, que aprimora o setor comercial de laboratórios da universidade.
Com uma abordagem mais sistêmica, nosso objetivo é apoiar a inovação, que gera PIB. Neste momento de pandemia, fica mais evidente a importância da relação entre academia e indústria para melhorar as condições de vida da sociedade e do País como um todo”, enfatiza o presidente.
Anúncio das finalistas – Das 30 equipes selecionadas para a 16ª edição, 17 permanecem na segunda fase do programa e podem ser destaque no Demoday – evento para que as startups finalistas tenham a oportunidade de apresentar ao mercado, sociedade e investidores, a evolução alcançada na aceleração e suas perspectivas de sucesso.
O Demoday do Lemonade 16 será realizado on-line no dia 25 de junho, das 16h às 18h, pelo canal do programa no YouTube. A participação é aberta ao público e os interessados podem confirmar a presença na plataforma do Santander X.
O Lemonade é correalizado pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT – UFMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pela agência de investimentos Fundepar; tem patrocínio do Santander Universidades; e conta com o apoio do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), do hub de inovação em bionegócios BiotechTown e da Cervejaria Sátira. (Da Redação)
Ouça a rádio de Minas