Economia

Obras da Linha 2 do metrô de BH vão gerar 2 mil empregos e mudar intervalos de viagens

Estação Nova Suíça terá obras ininterruptas em outubro; investimento total na Linha 2 é de R$ 3,7 bilhões
Obras da Linha 2 do metrô de BH vão gerar 2 mil empregos e mudar intervalos de viagens
Foto: Diário do Comércio/ Ana Luísa Sales

Às vésperas do início da implementação dos ajustes no intervalo das viagens do metrô de Belo Horizonte, devido às obras da Linha 2 — que estenderá o trajeto até o Barreiro e incluirá novas estações —, a concessionária Metrô BH informou que as intervenções devem gerar 2 mil empregos até 2028.

“As duas primeiras estações, Nova Suíça e Amazonas, serão entregues no segundo semestre de 2026, e as outras cinco estão previstas para 2027 e 2028. As contratações seguem o histograma de mão de obra”, explicou o gerente de Implantação Civil da Linha 2 do Metrô BH, Andersom Barroso.

Com os processos de licitação das demais estações quase finalizados, o gerente informou que a previsão é concluir as contratações até a primeira semana de outubro: “É quando iniciamos a etapa de mobilização e a construção dos canteiros de obra. Ou seja, o começo das obras das outras cinco estações”, esclareceu.

Obras vão nivelar via para construção da Estação Nova Suíça

Entre 4 e 21 de outubro, a concessionária concentrará esforços na construção da Estação Nova Suíça. Nesse período, haverá intervenções para nivelar a via por onde circulam os trens. As obras ocorrerão de forma ininterrupta, 24 horas por dia, e provocarão mudanças operacionais no sistema. Entenda:

  • Durante os dias úteis, nos horários de pico (6h às 8h30 e 16h30 às 19h), haverá baldeação obrigatória na Estação Calafate, nos dois sentidos.
  • O intervalo entre os trens será de 15 minutos nos trechos Vilarinho-Calafate e Eldorado-Calafate.
  • Para minimizar os transtornos, trens extras sairão de Vilarinho em direção à Estação Central, mantendo um intervalo de 7,5 minutos nesse percurso. 

Nos demais horários dos dias úteis e nos fins de semana, o intervalo entre as viagens será de 18 minutos, sem necessidade de baldeação. Os passageiros devem observar o letreiro e a direção das composições, especialmente na Estação Gameleira, onde os trens circularão em via única. A orientação será reforçada por promotores contratados e colaboradores do Metrô BH, além de avisos sonoros e comunicação visual nas estações.

Novas estações da Linha 2

A concessionária afirma que os ajustes operacionais e as obras são fundamentais para a modernização e expansão do Metrô BH, cuja inauguração das estações Nova Suíça e Amazonas, da Linha 2, está marcada para julho de 2026.

A Linha 2, que se estenderá até o Barreiro, deverá atender cerca de 50 mil passageiros diariamente e é parte do conjunto de medidas que visa melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

No total, a via terá 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações:

  • Nova Suíça,
  • Amazonas,
  • Nova Gameleira,
  • Nova Cintra,
  • Vista Alegre,
  • Ferrugem
  • e Barreiro.

O investimento total é de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo governo de Minas em parceria com o governo federal e a iniciativa privada.

“Estamos falando do tão sonhado metrô do Barreiro. A expectativa é inaugurar as estações Nova Suíça e Amazonas em julho do próximo ano, para então avançar rumo ao Barreiro”, afirmou o gerente de Operação do Metrô BH, Frank Ferreira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas