Economia

Liquidações ajudam a ajustar os estoques do setor varejista

Liquidações ajudam a ajustar os estoques do setor varejista
O não pagamento do 13º do funcionalismo público estadual prejudicou as vendas natalinas Foto: Charles Silva Duarte

Para os consumidores, esta época do ano é uma oportunidade para aproveitar as tradicionais promoções que ocorrem após o período natalino.

Por outro lado, lojistas apontam que as liquidações auxiliam a ajustar estoques e a reforçar o caixa, abrindo espaço para as compras das novas coleções. Em Belo Horizonte, a temporada de descontos teve início ainda em dezembro, antes mesmo do Natal, e estão sendo reforçadas agora, com descontos que variam de 10% a 60%.

Neste ano é possível que os clientes encontrem uma variedade maior, já que, de acordo com levantamento da Associação de Lojistas de Shopping Center de Minas Gerais (AloShopping), as vendas nos malls da Capital registraram queda de 0,27% no Natal de 2018 em relação a igual período do ano passado, o que pode ter deixado alguns comerciantes com estoques altos. Tal resultado ocorreu principalmente devido ao não pagamento do 13º do funcionalismo público estadual, segundo a entidade.

Na loja de roupas femininas K9, as promoções começaram ainda no ano passado, em 21 de dezembro. Segundo uma das sócias da empresa, Andrea Azevedo, essa foi a estratégia adotada para impulsionar as vendas no Natal.

Ela reforça que as promoções do início do ano são muito importantes para a empresa. Tanto que na loja a promoção busca não só regular estoques, mas há produção direcionada especialmente para a época.

“Negociamos com fornecedores e com as confecções que, nessa época, não têm grande movimento. Assim, conseguimos preços melhores”, disse. “Não tem milagre. É negociação com a cadeia de produção”, completou. Serão oferecidos descontos de até 60% nas peças. A K9 conta com oito lojas na Capital, com unidades em shoppings e de rua.

Na Arezzo, a promoção teve início ontem com descontos de 50% nos calçados. Segundo o subgerente da loja do BH Shopping, Rômulo de Souza Panzera, a unidade apresentou resultados melhores no Natal do ano passado em comparação com igual período de 2017. Quanto aos estoques, ele disse que os clientes vão encontrar “boas mercadorias”. Panzera também informou que o movimento na loja já estava intenso, mas foi reforçado com o começo da liquidação.

Leia também:

Redes investem no comércio eletrônico e físico

Produtos selecionados – Atuando no segmento de vestuário masculino, a Aramis também deu início ontem às promoções. Subgerente da loja do Diamond Mall, Cristian Amaral informou que são oferecidos descontos de 10% a 30% em produtos selecionados. No Natal de 2018 em relação a igual período de 2017, houve queda nas vendas. Segundo Amaral, a expectativa com a promoção é equilibrar os estoques.

A Pampilli, que trabalha com calçados e roupas infantis femininos, dará início à liquidação por volta do próximo dia 10. A gerente da loja do Pátio Savassi, Ana Paula de Oliveira, explica que a loja revende produtos diretos da fábrica e que a promoção não começa antes para não causar prejuízo a outras lojas parceiras que revendem produtos da Pampilli. Ela informa que serão dados descontos progressivos que variam de 20% a 40% em produtos selecionados. Ana Paula ressalta que a promoção dessa época é importante para abrir espaço físico e no caixa para as compras de inverno. Segundo a gerente, as vendas no Natal de 2018 na loja empataram com as do ano anterior.

Em movimento contrário, a La Ville está encerrando seu período de promoções. Segundo a gerente da loja do Diamond Mall, Samanta Prado, a loja de artigos domésticos começou a temporada de descontos a partir da Black Friday, em novembro, e continuou em dezembro, aproveitando a alta demanda por produtos para montagem de mesa para as ceias de fim de ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas