Setor de locação de veículos deve crescer em ritmo menor em MG

O setor de locação de veículos no Estado deve crescer num ritmo menor neste ano na comparação com 2024. Os negócios são afetados pela elevada taxa de juros vigente no País, que dificulta os investimentos da atividade, em especial, a aquisição de veículos. A avaliação é do presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc-MG), Luciano Miranda.
A taxa básica de juros da economia, a Selic, está em 14,75% ao ano. A última alta aconteceu em maio passado, quando o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, elevou a taxa em 0,5 ponto percentual. Foi a sexta alta seguida da Selic, que está no maior nível desde agosto de 2006, quando também estava em 14,75% ao ano.

Miranda conta que o setor registrou crescimento próximo dos 17% no Estado no ano passado na comparação com o resultado de 2023. E estima que neste exercício a expansão será inferior.
O dirigente explica que o segmento de gestão e terceirização (GTF) participa com 62% da frota em Minas e o restante (38%) é ocupado pela categoria rent a car (RAC). “O Estado é sede das maiores empresas de locação do País”, observa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Das 31.487 locadoras em atividade no Brasil, 3.656 estão em solo mineiro, conforme dados do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos de 2025 (com dados de 2024), da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). A frota mineira de automóveis e comerciais leves chega a 983.817 unidades.
Além do entrave da alta taxa de juros vigente no País, outro problema enfrentado pelo setor no Estado é a dificuldade de conseguir mão de obra. “É um problema que não é exclusivo de uma área, está disseminado”, diz. No ano passado, o setor contava com 16,6 mil empregados em Minas Gerais.
Perspectiva de alta com festividades juninas
Para este mês, em razão das festas juninas, a locação de veículos deve crescer no Estado, conforme o presidente do Sindloc-MG. Ele diz que as festividades estão mais conhecidas e que as ações do governo do Estado vêm ajudando na divulgação do evento.
Neste mês, o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), convidou os gestores municipais a participarem ativamente da campanha Minas Junina 2025, com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura popular bem como impulsionar o turismo local. Em 2025, mais de 400 municípios deverão participar das comemorações, que devem atrair cerca de 3,3 milhões de pessoas em todo o Estado.
Para a Abla, os estados com tradição junina, entre eles Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Alagoas e Goiás, deverão puxar o aumento de demanda pela locação em junho. A entidade projeta crescimento de 15% na procura por aluguel de veículos neste mês, na comparação com abril e maio (meses de baixa temporada).
Para o vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, a expectativa é que os festejos de junho estiquem a procura por carros alugados até a temporada de férias de julho. Miranda acrescenta que para o segmento de locação de veículos, os meses de férias, como janeiro, julho e dezembro apresentam aumento na demanda, bem como as datas festivas e feriados prolongados.
Ouça a rádio de Minas