Lojistas estão otimistas com o Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor promete movimentar vários segmentos do varejo. A perspectiva é de incremento nas vendas, conforme lojistas e representantes de shoppings ouvidos pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO. A estratégia é fazer o consumidor gastar oferecendo descontos em itens selecionados, que podem chegar a 70%, além de brindes e até ingressos para show.
No Minas Shopping, na região Nordeste de Belo Horizonte, a expectativa é de incremento nas vendas de 15% frente ao mesmo período do ano anterior, segundo o gerente-geral do centro de compras, Fábio Freitas. Ele conta que, além de descontos e brindes, o shopping está investindo em ações via redes sociais. “Apostamos em trends e ações com influenciadores que vão mostrar, em primeira mão, os descontos e brindes que nossos lojistas vão oferecer na data”, diz.
De acordo com ele, o cliente ainda terá a oportunidade de conferir ofertas na Vitrine Virtual, que é um canal exclusivo on-line do shopping e que une vendas on e off-line. “O objetivo, neste ano, é mostrar que o digital é também um grande canal de ajuda às vendas”, ressalta.
A gerente de marketing do Shopping Del Rey, Juliana Isabel, frisa que a Semana do Consumidor é mais uma data do varejo que vem ganhando força ano a ano. “Como shopping, o nosso papel durante a Semana do Consumidor é potencializar as ações dos lojistas. Vamos intensificar a comunicação das promoções em nossos canais oficiais e promover uma estratégia exclusiva para o nosso serviço de compras por WhatsApp, que atende todas as lojas do shopping”, destaca.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Lojas de diferentes segmentos do mall oferecem até 70% de desconto em itens selecionados. Além disso, até o dia 18, todas as compras realizadas pelo WhatsApp do Del Rey ganharão um par de ingressos de cadeira para a gravação do DVD do cantor Luan Santana, que acontece neste sábado (18), no Mineirão.
A gerente de marketing do Shopping Estação BH, Letícia Pinho, conta que a cada ano que passa há um envolvimento maior por parte dos lojistas com a data. De acordo com ela, a expectativa é superar a campanha do ano passado. “Preparamos uma condição especial para quem utilizar nossa Assistente Virtual. Quem fizer compras acima de R$ 100 por lá durante esta quarta-feira, vai garantir frete grátis dentro do raio de atuação do nosso delivery e ganhar dois pares de ingressos para a gravação do DVD de Luan Santana”, diz.
A data, aliada ao Dia das Mães, à Páscoa e ao Dia das Mulheres, deve ajudar a impulsionar as vendas do primeiro semestre do ItaúPower Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), conforme a gerente de marketing do centro de compras, Renata Costa.
Ações
Inspirado no Big Brother Brasil, o ViaShopping Barreiro conta com o “big fone”, que vai tocar ao longo de toda esta quarta-feira. O telefone foi instalado no 2º piso e está disponível para quem passar pelo local. Entre os prêmios, estão um voucher de R$100 para compras no empreendimento, além de diversos produtos ofertados por lojistas parceiros.
No ViaBrasil Pampulha, os clientes podem participar da roleta premiada. A ação estará disponível para todos os frequentadores, mediante um cadastro, que pode ser realizado nos canais on-line do empreendimento ou então presencialmente com o auxílio das promotoras da campanha. O “giro da sorte” acontece somente hoje, das 10h às 18h. Entre os prêmios, estão bolsas térmicas, nécessaires e copos personalizados.
Até o dia 19, os shoppings Multiplan, que em BH contemplam o Pátio Savassi, Diamond Mall e BH Shopping, promovem a “Semana do Shopping Lover”, com ofertas e cupons de produtos, serviços e experiências exclusivas na área Lápis Vermelho do superapp Multi.
Lojas
Até o dia 18, a rede Magalu está realizando a campanha da Semana do Consumidor com produtos de diversas categorias que chegam a ter descontos de até 70% nas mais de 1.300 lojas físicas e em todos os canais digitais. As marcas integrantes do ecossistema como Consórcio Magalu, Época Cosméticos e Netshoes também estão com ofertas para os consumidores durante o período.
A rede Blue Sol Energia Solar é outra empresa que realiza campanhas específicas para a data. “Estimamos que as ofertas aumentem as vendas da semana em que fazemos a campanha em mais ou menos 30%”, diz o gestor de franquias da empresa, Marcio Santin. A rede, que conta com 17 franquias em Minas Gerais, aposta em campanhas focadas no Dia do Consumidor desde 2021. “Estamos trabalhando, durante todo o mês de março, uma campanha de descontos para projeto completo de engenharia, equipamentos e serviços voltados para energia solar, com parcelamentos em até cinco vezes sem juros, três anos de garantia na instalação e 25 anos de garantia de performance dos módulos solares”, diz.
A Renatec Tecidos, em Venda Nova, na capital mineira, estima incremento entre 5% e 6% com a data frente igual período em 2022, conforme o diretor administrativo da empresa, Agmar Alves de Sousa. Ele conta que já estão programadas algumas promoções de produtos importados que são divulgadas pelas redes sociais. “Poderia ser uma data como qualquer outra, só que temos que aproveitar as oportunidades”, frisa.
FCDL prevê vendas 3% maiores com a data
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) espera que as vendas com o Dia do Consumidor tenham alta na casa de 3%, segundo o economista da entidade, Vinícius Carlos Silva. “Apesar de a data poder movimentar todos os setores, ela não possui um apelo emocional como o Natal ou o Dia das Mães”, observa.
Ele ressalta que estratégias focadas em promoções e descontos diretamente no preço irão ajudar a estimular as vendas durante a data. “O lojista também poderá remontar sua vitrine, oferecer condições diferenciadas para pagamento, agregar valor à experiência de compra, individualizar ainda mais o atendimento ao cliente, dentre outras ações”, diz.
O economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), Stefan D’Amato, observa que o Dia do Consumidor vem ganhando popularidade gradualmente entre os consumidores, como pode ser observado pelas ações de publicidade, especialmente, após o abrandamento da pandemia de Covid-19.
“Embora não seja um feriado oficial, muitas empresas e varejistas oferecem promoções e descontos especiais para celebrar a data. É comum encontrar ofertas em lojas on-line e físicas, bem como descontos em produtos e serviços de várias categorias”, ressalta.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, explica que não há uma análise específica referente ao Dia do Consumidor. “De forma geral, adianto que, em 2022, tivemos crescimento em todas as bases de comparação no varejo da capital. Isso demonstra uma recuperação da economia bem como traz boas expectativas para o ano”, analisa.
Ele conta que a data teve início nos Estados Unidos, em 1962, com o objetivo de conscientizar a população sobre os Direitos do Consumidor. No Brasil, ganhou força em 2014 e foi impulsionada por gigantes do varejo. “Foi neste mesmo ano que a data também cresceu no varejo da cidade e, desde então, os comerciantes têm se empenhado para que ela seja cada vez mais reconhecida como a Black Friday, por exemplo”, diz. (JG)
Procon promove ação educacional no Dia do Consumidor
Em razão das reclamações sobre golpes on-line e problemas no comércio eletrônico durante o Dia do Consumidor, o Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realiza hoje uma ação educacional “Dia Mundial do Consumidor: Empoderamento do Consumidor On-line”. O evento acontece no formato virtual por meio da plataforma Microsoft Teams e é direcionado ao público em geral e a agentes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.
Entre os assuntos discutidos estão a regulação do comércio eletrônico, o perfil do consumidor on-line, dicas para realizar compras no ambiente virtual de forma segura e ações dos órgãos de defesa do consumidor. Para participar, basta acessar o link disponível no site do MPMG, na área de eventos, programas e ações, às 14h. Não é necessário inscrição prévia.
O coordenador do Procon-MG, o promotor de Justiça Glauber Tatagiba, ressalta que há problemas a serem enfrentados, só que há também avanços como o aumento no número de municípios atendidos por Procons, em especial, no Estado. “Em 2020, contávamos com cerca de 160 municípios com o serviço de defesa do consumidor e, hoje, são 210, ou seja, um aumento de 31%”, diz.
Ele aconselha que o consumidor busque se informar para buscar se precaver das armadilhas. “E, caso se sinta lesado, procurar o sistema de Defesa do Consumidor para auxiliá-lo na defesa dos seus direitos”, frisa. Ele ressalta que são diversos órgãos e entidades prontas para orientar e atender ao consumidor: Procon-MG/MPMG, Procons Municipais e da Assembleia, Juizados Especializados nas Relações de Consumo, Delegacias Especializadas, Defensoria Pública, Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, Instituto de Defesa Coletiva e Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais.
Ouça a rádio de Minas