Economia

Lula comemora acordo com a UE e diz que tratado favorece comércio internacional

Acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional, segundo o presidente brasileiro
Lula comemora acordo com a UE e diz que tratado favorece comércio internacional
Foto: Willy Kurniawan/Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a aprovação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia pelos Estados-membros da UE na sexta-feira (9) e disse que é um “dia histórico para o multilateralismo”. “Em um cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico, com benefícios para os dois blocos”, disse Lula no X.

Os Estados-membros da União Europeia confirmaram que uma ampla maioria deles apoia o acordo de livre comércio com o Mercosul, informou o Chipre, que detém a presidência rotativa da UE. Em sua publicação no X, Lula disse ainda que o acordo representa a “vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos”.

E durante um telefonema também na sexta-feira (9), o presidente Lula e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, saudaram a aprovação do acordo comercial . “O presidente Lula agradeceu pelo empenho do governo de Pedro Sánchez em prol do acordo e reiterou a expectativa de que gere benefícios concretos para as pessoas nos dois blocos. Destacou, ainda, ser um sinal muito positivo em defesa do multilateralismo e de regras comerciais previsíveis e estáveis para as duas regiões”, afirmou o comunicado do Palácio do Planalto.

Reportagem distribuída pela Reuters

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas