Lula é eleito presidente e terá pela frente desafio de governar um Brasil polarizado

Em um segundo turno disputadíssimo do início ao fim, novamente com direito a uma virada, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vencedor no confronto com o presidente Jair Bolsonaro nas eleições 2022. O petista acaba de ser eleito, neste domingo, presidente da República do Brasil para os próximos quatro anos. Agora, a partir de 1º de janeiro, Lula terá não apenas a missão de conduzir o poder Executivo da 10ª economia mundial, mas de fazer valer suas promessas de campanha e driblar os desafios impostos pelo ambiente polarizado que há muito paira sobre o País.
“O Lulinha Paz e Amor, e o Geraldo, estão de volta”. Foi com essa frase que Lula se dirigiu a centenas de empresários com os quais se reuniu em São Paulo no mês passado. O que, de fato, aconteceu.
Mas, diferentemente do que prega, Lula, que já esteve na presidência do Brasil entre 2003 e 2010 e deixou o cargo com 87% de aprovação, não foi apenas sinônimo de paz e amor. Nos últimos anos, ao lado de Jair Bolsonaro (PL) – com quem disputou o segundo turno dessas eleições -, esteve no centro dos embates que moveram a polarização política no País.
Ele também foi condenado por corrupção. Preso no dia 7 de abril de 2018, impedido de concorrer à Presidência naquele ano, passou 580 dias preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Mas foi solto depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) rever uma decisão prévia, de 2016, e derrubar a autorização de prisão de condenados em segunda instância. Mais recentemente teve os processos anulados em outras duas decisões do STF: uma que concluiu que os julgamentos não deviam ter ocorrido em Curitiba e outra que considerou o então juiz Sergio Moro parcial.
Corrida nas Eleições para presidência 2022
Lula liderou as principais pesquisas de opinião desde o primeiro turno. Confirmando a tendência, avançou para a segunda etapa da disputa eleitoral com ligeira vantagem e consagrou-se “campeão” neste domingo, sendo o mais votado no País.
Formado como liderança no sindicato de metalúrgicos do ABC Paulista, o ex e futuro presidente fez sua primeira campanha presidencial em 1989 ainda com o perfil de líder sindical e chegou ao segundo turno com Fernando Collor de Mello, que, naquela época, saiu vencedor.
Nas duas eleições seguintes, perdeu no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Ao ser eleito em 2002, Lula se beneficiou do desgaste de oito anos de governo tucano e diversas crises econômicas internacionais, mas também de um novo figurino, conciliador, e no qual deixou de lado os pensamentos econômicos de esquerda mais radicais e se moveu para o centro.
Na Presidência, manteve a base econômica da administração anterior, com as metas de inflação e superávit primário da política econômica mais ortodoxa, mas com uma preocupação em erradicar a fome, criar empregos e fazer o País crescer. Beneficiado pelo boom das commodities, em 2010, seu último ano de governo, o País cresceu 7,5%, maior alta em 24 anos.
Impeachment e Lava Jato
Foi depois de deixar a presidência que Lula perdeu espaço político. A crise econômica internacional enfrentada por sua sucessora Dilma Rousseff, aliada a políticas equivocadas, balançaram a credibilidade do partido, que deixaria o poder num impeachment.
Tudo isso somado à operação Lava Jato, que revelou o esquema de corrupção na Petrobras e na qual foi acusado e condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Desafios no Congresso
Depois de solto em 8 de novembro de 2018, Lula reiniciou sua trajetória política em busca de reconciliação com o povo brasileiro. Mas, mesmo agora eleito, isso ainda não aconteceu. Com rejeição ainda elevada e minoria no Congresso Nacional, o novo presidente terá em seu terceiro mandato a missão de governar para todos e não apenas para os que o elegeram.
Confira imagens da campanha de Lula





DC RESPONDE: Quem foi o primeiro presidente do Brasil?
Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil. Militar, assumiu a presidência após a Proclamação da República, em 1889. Ficou no poder até 1891.
Ouça a rádio de Minas