Economia

Mais de 312 mil mineiros já declararam o Imposto de Renda 2025

A estimativa é que mais de 4,5 milhões de declarações sejam entregues até 30 de maio
Mais de 312 mil mineiros já declararam o Imposto de Renda 2025
Foto: Reprodução Adobe Stock

Em Minas Gerais, até a manhã desta terça-feira (25), 312.411 contribuintes já haviam cumprido sua obrigação com a Receita Federal. No Estado, a estimativa é que mais de 4,5 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo, em 30 de maio. Em todo o País, já foram entregues 3.617.926 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

No Brasil, a expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas à Receita Federal. O contribuinte que ainda não o fez, já pode começar a reunir e organizar os documentos, inclusive separar o recibo da última declaração do Imposto de Renda.

Confira a lista de documentação base para declarar o IR 2025:

  • Título de eleitor;
  • CPF de dependentes, alimentandos e do cônjuge;
  • Endereço;
  • Atividade profissional.

O contribuinte deve reunir todas as notas fiscais e/ou recibos de gastos com educação, procedimentos médicos, odontológicos, de previdência privada e demais documentos que possam amortizar a base de cálculo do Imposto de Renda.

Também devem ser registradas as transações de compra e venda de bens como imóveis, automóveis, avião e embarcações. Se nessas movimentações houve ganho de capital e for tributável, é necessário baixar o programa Ganhos de Capital (GCAP) e fazer o pagamento do IR devido à Receita Federal. O contribuinte ainda deve informar a data da aquisição, forma de pagamento, valores e demais documentos do bem adquirido.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Quem for declarar deve também separar para envio todos os extratos bancários do ano-calendário em questão, de todas as contas bancárias e de aplicações financeiras que possuir em seu nome, tanto no Brasil quanto no exterior. Confira aqui o que muda na Declaração de IR 2025.

Um ponto que deve ser levado em consideração por quem ainda for declarar o IR 2025 é a taxa Selic em alta, fator que pode influenciar na entrega da declaração, uma vez que a restituição é ajustada por esse índice, o que pode gerar ótimos retornos na correção monetária do valor a ser restituído.

Mesmo que a recomendação seja preparar a declaração com bastante antecedência, já a entrega, dependerá de cada caso. A partir da declaração pronta, o contribuinte chega a um momento de analisar a melhor data de entrega.

Vantagens de entregar antes

  • Receber logo nos primeiros lotes;
  • Se livrar do compromisso e do risco de perda do prazo;
  • Ter mais tempo para ajustes da declaração e para buscar documentos perdidos ou extraviados;
  • Conferir com tranquilidade a declaração para entrega dos documentos sem omissões ou erros.

Vantagem de entregar nos últimos dias

Contribuintes que possuem imposto a restituir e não estão necessitando de recursos financeiros, poderão receber nos últimos lotes, gerando uma correção monetária maior do que a maioria das aplicações financeiras pagariam (Juros Selic) e sem incidência de Imposto de Renda sobre o rendimento obtido. Já quem tem que pagar novos valores de impostos, terá como melhor planejar o caixa para esse pagamento, pois postergará o prazo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas