Economia

Mais de 4,8 milhões de mineiros têm dívidas para negociar; veja como verificar a situação

Em Minas Gerais, existem mais de 23 milhões de ofertas de negociações desconhecidas pelos inadimplentes
Mais de 4,8 milhões de mineiros têm dívidas para negociar; veja como verificar a situação
Crédito: Adobe Stock

Mais de 4,8 milhões de mineiros têm dívidas disponíveis para negociação e não sabem. A informação foi divulgada pelo Serasa, nesta terça-feira (9), em um levantamento feito pela instituição. Ainda segundo os dados, no Estado existem mais de 23 milhões de ofertas de negociações desconhecidas pelos inadimplentes – o que demonstra um grande desconhecimento sobre as pendências financeiras.

O estudo foi divulgado em meio as ações do Feirão Serasa Limpa Nome que acontece até o dia 19 de dezembro deste ano. A iniciativa da instituição mobiliza mais de 1,6 mil empresas parceiras para oferecer condições especiais de negociação de dívidas com descontos de até 99%.

Outro ponto mostrado pelo levantamento é que, no Brasil, 62,2 milhões de consumidores possuem dívidas registradas, mas nunca consultaram as condições de negociação. Um agravante para a situação é que, comparado ao ano anterior, esse número apresentou um aumento de 9% em relação à última edição do Feirão Limpa Nome do Serasa.

Para a diretora da instituição, Aline Maciel, a ausência de acompanhamento regular da vida financeira impede que consumidores aproveitem oportunidades para quitar débitos por valores reduzidos. “Milhões de pessoas têm condições reais de negociar débitos, muitas vezes por valores abaixo do original, mas não têm o hábito de acompanhar de perto suas vidas financeiras”, explica.

Em geral, há mais de 306 milhões de ofertas desconhecidas no Brasil, acumuladas por consumidores que possuem dívidas, mas que nunca verificaram as condições para negociação. Entre essas ofertas, 6 milhões têm descontos de 99%, percentual máximo do Feirão. Além disso, 17 milhões de consumidores têm pendências de até R$ 100 que continuam sem consulta, somando mais de 87 milhões de ofertas nessa faixa.

Em Minas Gerais, o recorte revela mais de 508 mil ofertas desconhecidas com 99% de desconto. Há também mais de 7 milhões de possibilidades de negociação com dívidas de até R$ 100. Segundo a Serasa, esses valores menores podem ser quitados com rapidez, especialmente neste período de recebimento do 13º salário.

“Quando vemos que 1 milhão de consumidores têm ofertas que chegam a 99% de desconto e nunca consultaram suas dívidas, percebemos a urgência do momento. Estamos nos últimos dias do Feirão, e este pode ser o passo que faltava para começar o próximo ano com mais tranquilidade”, comenta.

Feirão Limpa Nome

Até 19 de dezembro, o Feirão Limpa Nome reúne 698 milhões de ofertas com descontos e condições facilitadas. As consultas podem ser feitas de forma gratuita pelo site oficial, pelos aplicativos para Android e iOS, pelo WhatsApp (11) 9 9575-2096 e em mais de 7 mil agências dos Correios, que seguem com taxas isentas até o encerramento do mutirão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas