Economia

Mais de 40% dos mineiros gastarão mais de R$ 1 mil na Black Friday

Levantamento do Mercado Pago aponta que eletrodomésticos lideram preferência dos mineiros na megapromoção
Mais de 40% dos mineiros gastarão mais de R$ 1 mil na Black Friday
Crédito: Divulgação

Os mineiros estão otimistas com as ofertas que vêm aí por aí com a Black Friday, a megaliquidação que já faz parte do calendário do comércio brasileiro e que acontece sempre na última semana do mês de novembro. Pelo menos é o que revela uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago com usuários do banco digital e do marketplace, que foi realizada na última semana do mês de setembro.

Entre os mineiros entrevistados, 43% disseram que pretendem gastar mais de R$ 1.000; 82% vão tentar parcelar suas compras e 80% dos querem gastar vão comprar produtos de maior valor agregado. E ainda, 66% garantem que vão aproveitar a data para adiantar as compras de Natal e de fim de ano.

Eletrodomésticos vão ser os “queridinhos” das compras na Black Friday, segundo o levantamento. Dos entrevistados, 57% disseram que vão gastar dinheiro em boas ofertas de eletrodomésticos; 51% em moda e 46% em eletroeletrônicos. No quesito moda, parte significativa dos entrevistados garante que está aguardando as promoções dos lojistas porque a intenção é renovar o guarda-roupa. Em seguida, o desejo dos mineiros está na compra de celulares e itens para a casa, com 45% e 42% dos entrevistados, respectivamente.

Olho no Mundial

De olho na Copa do Mundo, em novembro, no Catar, os mineiros também querem utilizar a megaliquidação para investimento em TV ou celular (47%), camisa da seleção brasileira (22%) e cervejas (17%). Quando questionados sobre o modelo de celular desejado na Black Friday,a maioria dos entrevistados busca produtos entre R$ 1.500 e R$ 2.500 e com relação aos aparelhos de TV, os mineiros buscam modelos de 40 a 50 polegadas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A modalidade de pagamento preferida pelos mineiros é o cartão de crédito, ainda segundo a pesquisa feita pelo Mercado Pago. Em 2021, ele foi utilizado por 67% dos entrevistados que fizeram compras na megapromoção. Agora em 2022, o meio de pagamento também representa 67% da intenção de uso. E 82% pretendem parcelar as compras na Black Friday. A facilidade de parcelamento em seis vezes é a escolha de 40% dos ouvidos pela pesquisa. Desses, 78% irão utilizar o cartão de crédito para parcelamento, enquanto 22% preferem as possibilidade de BuyNowPay Later(BNPL). Na tradução, “Compre Agora e Pague Depois”, que significa que o consumidor pode adquirir um produto ou serviço e pagar por ele semanas ou meses mais tarde, à vista ou parcelado.

Já o Pix aponta crescimento nas intenções de pagamento na Black Friday: foi de 16% no ano passado, para 20% neste ano. Já o boleto bancário caiu de 9%, em 2021, para 5%, em 2022.

Índices de confiança do comércio recuam

Os índices de Confiança do Comércio e dos Serviços recuaram de setembro para outubro deste ano, segundo informações divulgadas ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Comércio (Icom) teve queda de 3,8 pontos no período e chegou a 98 pontos, em uma escala de 0 a 200, menor nível desde julho deste ano.

As seis atividades do setor do comércio pesquisadas pela FGV tiveram queda na confiança. O Índice da Situação Atual, que mede a percepção do empresariado em relação ao presente, caiu 3,4 pontos e chegou a 102,3, o menor nível desde maio. O Índice de Expectativas cedeu 4,1 pontos e atingiu 93,8, menor nível desde julho.

O Índice de Confiança dos Serviços (ICS) perdeu 2,6 pontos no período e chegou a 99,1, o menor nível desde junho (98,7 pontos). O Índice da Situação Atual caiu 1,8 ponto, para 100, e o Índice de Expectativas, 3,5 pontos, para 98,2. (ABr)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas