Economia

Mais da metade das PMEs investe em capacitação para aprimorar os negócios

Levantamento aponta que PMEs também apostam em planejamento financeiro e troca de experiências para enfrentar desafios nos negócios
Mais da metade das PMEs investe em capacitação para aprimorar os negócios
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Para se manter relevante em seu ramo de atuação, além de investir em melhorias tecnológicas e infraestrutura, as empresas também buscam por capacitação profissional para alavancar os negócios. Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian destaca que 53% das pequenas e médias empresas (PMEs) fazem cursos ou capacitações para aprimorar ou mudar suas empresas. 

O dado sinaliza uma preocupação crescente com a profissionalização da gestão e a busca por ferramentas que ajudem a enfrentar os desafios do mercado. De acordo com o levantamento, depois da capacitação, a forma mais procurada pelas PMEs para aprimorar os negócios é conversando com pessoas do ramo, resposta de 40% dos entrevistados. A pesquisa mostra que 37% dos empresários fazem planejamento financeiro e buscam informações na internet sobre o assunto, através de notícias, artigos e vídeos.  

Fazer pesquisa de mercado é o método de aperfeiçoamento dos negócios de 33% dos empreendedores, enquanto 26% conversam com pessoas que entendem de ter um negócio. Apenas 15% das PMEs contratam consultorias ou assessorias para alavancar a empresa. 

“Desde a abertura até a gestão, ter um negócio é uma atividade complexa e, muitas vezes, demanda mudanças de rota e ajustes ao longo do caminho. Um bom planejamento é fundamental para adaptar-se a esse cenário”, conta o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Em relação às empresas de outros portes, a pesquisa mostra que 63% dos microempreendedores individuais (MEIs) optam por capacitação para melhorar ou modificar seus negócios. Já 35% das empresas de porte médio escolhem um plano de negócio, 8 pontos percentuais a mais que o quadro geral. As empresas de pequeno porte (33%) também buscam por instituições de apoio aos empreendedores. Essa opção é a escolha de 20% dos respondentes gerais da pesquisa.

“O empreendedor pode contar com ferramentas que auxiliem esse processo, conteúdo de qualidade – como mostrou a pesquisa – ou comunidades voltadas para o empreendedorismo”, explica Genero.

Capacitação antes e depois da abertura do negócio

O levantamento faz ainda um comparativo entre as ações adotadas antes da abertura das empresas e aquelas executadas ao longo da operação. Antes de empreender, 49% das donos de PMEs já buscavam capacitação; agora, esse índice sobe para 53%. 

A busca por informações na internet também cresceu: passou de 27% para 37%. O planejamento financeiro teve avanço ainda mais significativo — de 25% antes da abertura para 37% ao longo da jornada. O uso de consultorias também aumentou, passando de 9% para 15%.

Busca por informação pelas PMEs

A pesquisa também destaca a forma usada pelas PMEs para se informar. De acordo com os dados, 47% delas buscam informações com parceiros de negócios ou outros empreendedores. Já 39% recorrem a empresas que oferecem cursos, materiais ou ferramentas. A escolha de 32% é procurar instituições voltadas a esse público, enquanto 31% escolhem se informar através de artigos e notícias em sites de busca. Por fim, vídeos no Youtube são a escolha de 25% das PMEs.

A forma de buscar conhecimento também varia conforme o porte da empresa. Os MEIs tendem a recorrer mais a métodos informais: 37% utilizam vídeos online, ante 25% da média geral, e 34% buscam artigos e notícias, frente a 31% da média geral. 

Já empresas de médio porte demonstram preferência por instituições formais, com 40% dos entrevistados apontando essas organizações como fonte principal de informação. Além disso, 47% das empresas de pequeno porte e 45% das de médio porte afirmam utilizar conteúdos de empresas que fornecem materiais e ferramentas de apoio.

Temas mais procurados pelos PMEs

De acordo com o blog da Serasa Experian voltado para PMEs, os temas mais buscados pelos empreendedores no último ano incluem cálculo de horas de trabalho e contratação, direitos do consumidor e esclarecimentos sobre o funcionamento do MEI. O conteúdo tem como objetivo oferecer apoio gratuito aos empreendedores, com dicas e ferramentas úteis ao dia a dia da gestão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas