Makro encerra as operações em duas unidades em Minas Gerais

No momento em que redes supermercadistas mineiras anunciam planos de expansão e investimentos em projetos arrojados, o gigante do setor Makro Atacadista S/A, pertencente ao grupo holandês SHV (Steenkolen Handeis Vareeniging), fecha unidades pelo País. Transcorridos apenas três dias de 2019, a rede encerrou as atividades em seis lojas das quais duas estavam em Minas Gerais.
Trata-se das lojas de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e de Juiz de Fora, na Zona da Mata. Além das mineiras, os pontos de vendas de Cambé (PR), Aricanduva (SP), Marechal Tito (SP) e Araçatuba (SP) também foram extintos.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Makro, que apenas informou, por meio de nota, que “o movimento é parte do planejamento estratégico da companhia de renovação do portfólio de lojas e serviços, reforçando seu compromisso com o crescimento sustentável e a constante satisfação de seus clientes”.
No Brasil desde 1972, o Makro opera em cinco países da América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela, com cerca de 130 lojas. Nos anos 90, iniciou a expansão pelo Brasil. Com os fechamentos, a rede passa a contar com 67 lojas no País. Em Minas, restaram as lojas de Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia – ambas no Triângulo Mineiro.
Nos últimos anos, a rede liderou o Ranking Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad)/Nielsen. Na edição 2018 – ano/base 2017, a rede apareceu no topo da lista das 30 maiores redes nacionais de distribuição com faturamento de R$ 7,075 bilhões em 2017. O resultado foi 13,7% menor ao registrado no exercício anterior, quando o montante chegou a R$ 8,202 bilhões.
O ranking leva em consideração a contribuição de cada empresa para o faturamento do setor. Em 2017, a pesquisa contou com a participação de 614 atacadistas e distribuidores de todo o Brasil. Juntas, essas empresas representam aproximadamente 53,6% do setor nacional que, naquele ano, cresceu 3,7% em termos nominais e 0,7% em termos reais. O faturamento anual foi de R$ 259,8 bilhões.
Ainda referente ao ranking divulgado no ano passado, cinco empresas mineiras apareceram entre as maiores do País: Martins Comércio e Serviços de Distribuição, os grupos Super Nosso e Vila Nova, a Tonin Superatacado e o Supermercados Bahamas S/A.
Aportes – Dessa lista, em relação a investimentos e expansões, o Grupo Super Nosso já anunciou a abertura de pelo menos sete unidades no decorrer de 2019. Serão quatro atacarejos Apoio Mineiro e três lojas do supermercado Super Nosso. Os investimentos serão da ordem de R$ 60 milhões.
O Supermercados Bahamas S/A também não tem poupado investimentos. Embora ainda não tenha divulgado o planejamento estratégico para o ano, informou que terá “um volume interessante de unidades, tendo em vista o objetivo de expansão da rede”, disse o gerente de Marketing do grupo, Nelson Júnior, ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, no fim do ano passado.
Para 2019, o grupo traz um novo modelo de loja, o “Express” em formato de vizinhança, com características próprias de tamanho e montagem e a conclusão do “Bahamas Shopping”, em Barbacena, na região Campo das Vertentes. Sob investimentos de R$ 100 milhões, o empreendimento inclui um supermercado – já em funcionamento –, 62 lojas, estacionamento e duas torres para salas comerciais e um hotel.
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