Festival de Malhas deve gerar R$ 10 milhões em negócios em Jacutinga

Acontece em Jacutinga, no Sul de Minas, a 45ª edição do FestMalhas, que teve início no último dia 8 de junho e que vai se estender até o dia 9 de julho. Inclusive, nesta época do ano, a Capital Nacional das Malhas, como é conhecida, sustenta o seu título com a realização deste que é o maior evento do segmento de malhas e tricôs do País. A meta é gerar R$ 10 milhões em volume de negócios em praticamente um mês inteiro de feira na cidade.
Segundo a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (Acija), todos os anos são fabricadas cerca de 18 milhões de peças de tricô, gerando oito mil empregos e um faturamento superior a R$ 50 milhões para a região, que atualmente conta com 1.100 empresas no setor.
A analista de Marketing da Associação Comercial de Jacutinga, Camila Matile Silveira, explica que o FestMalhas é uma iniciativa importante para dar visibilidade às empresas expositoras. “É um evento de importantíssimo valor para o Estado de Minas Gerais e para o País. É um evento também que fomenta a economia, que gera negócios, oportunidades de empregos, oportunidades de renda”, avalia.
Venda direta garante a qualidade e o bom preço na hora da compra
Segundo ela, com a ajuda da Acija e da Federaminas, Jacutinga tem se tornado referência na indústria têxtil e obtido lucros expressivos com o período do festival FestMalhas. “O grande forte aqui de Jacutinga é que os nossos produtos são todos de diretamente de fábrica. Então, além da qualidade, o revendedor também acha preços acessíveis, preços justos, pois está comprando diretamente de quem produz. Isso é o que faz termos números expressivos em negociações”, aponta.
Camila Silveira reforça que as vendas são todas feitas por atacado, o que garante, portanto, boas oportunidades de compra. “Pelo atacado, a gente consegue ter condições especiais tanto de valores quanto também de pagamento. O bom da feira é que, além do movimento de compra e venda de malhas e tricôs, é um espaço também para que o grande ou pequeno comerciante crie contatos e estabeleça negócios também no pós-feira”, sugere.
Neste ano, participam do FestMalhas cerca de 680 expositores fabricantes. O evento conta ainda com a “Vila Mineira”, montada na Estação Ferroviária de Jacutinga. Neste espaço, ocorrem, ao longo de todo o evento, desfiles de moda, shows de artistas e a comercialização de produtos e artesanatos típicos de Minas.
Vendas aquecem mercado de vestuário de inverno
Segundo o presidente da Acija, Hyderlando Mariotti Santana, com a chegada do inverno, os centros de confecções de malhas e tricôs da cidade já estão empenhados para atender às demandas típicas do período.
“As pessoas, nesta época, tentam buscar por ótimas opções de produtos. E entre os produtos de maior procura estão cardigans, casacos, ponchos, gorros e cachecóis”, afirma. Santana destaca ainda que 40% das malhas produzidas em Jacutinga são vendidas durante o período da feira.
Por que Jacutinga é polo da moda de inverno?
Jacutinga é um dos locais mais procurados para turismo de compras do País. A cidade é reconhecida pela sua forte concentração de fábricas de malhas de tricô. No total, são quase 1.100 empresas. O início da tradição, aliás, ocorreu bem no começo da década de 60. Na época, imigrantes italianos chegaram à região e trouxeram as técnicas de tecer e a máquina manual de confecção do tricô, chamada Lanofix. Durante 60 anos, a população identificou o potencial econômico da prática e transformou a cidade em principal referência em roupas de inverno no Brasil.
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