Manutenção do metrô na RMBH vai alterar fluxo de passageiros nas estações

Mais uma etapa das obras de revitalização dos 5,4 quilômetros dos trilhos do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) terá início no próximo sábado (13). Desta vez, um trecho de 300 metros de via permanente em curva, entre as estações Santa Efigênia e Central, será substituído. A troca dos trilhos está no cronograma de obras de revitalização da concessionária Metrô BH.
Para a intervenção será preciso alterar a circulação dos trens. O veículo rodante que circula pela linha em manutenção terá de circular na via de sentido contrário durante este período.
Por isso, a partir de sábado, o fluxo de passageiros do metrô da RMBH será alterado. Os usuários deverão fazer baldeação na Estação Central durante os horários de pico, das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h. A circulação normal de pessoas deverá voltar no dia 22 deste mês, quando as obras de manutenção de um trecho da linha férrea forem concluídas.
Somente uma plataforma das duas da Estação Central funcionará. Durante os horários de pico, nos dois sentidos, Vilarinho e Eldorado, os passageiros deverão desembarcar do trem e embarcar no veículo do outro lado para continuar a viagem. Durante a operação especial, funcionários da Metrô BH, concessionária do metrô belo-horizontino, vão orientar os usuários. Também haverá comunicação visual e avisos sonoros.
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Na Estação Santa Efigênia, os passageiros dos dois sentidos vão embarcar por apenas um único lado da estação. As demais estações da RMBH seguirão com embarque normal. O intervalo entre as viagens será de 13 minutos nos horários de pico e de 18 minutos nos demais horários, em todas as estações. A estimativa da Metrô BH é que até 4 mil pessoas passem pela Estação Central durante os horários de pico.
Revitalização do metrô da RMBH dará mais agilidade às viagens
As obras do metrô da RMBH fazem parte da substituição completa de 3,2 quilômetros de linha férrea entre as estações Calafate e Santa Tereza. Dessa vez, serão reconstruídos 296 metros. Estão previstas outras cinco operações como essa ainda este ano. A substituição completa dos 3,2 km está prevista para ser concluída em março do ano que vem. A revitalização total de toda a via permanente – 5,4km ao todo – tem conclusão prevista para março de 2027.
O gerente de Manutenção da Metrô BH, Roberto Fischer Machado, afirma que a substituição dos trilhos fará com que os trens circulem, no trecho revitalizado, na velocidade máxima permitida, de 60 km/h, o que vai agilizar a viagem.
Alguns trechos da linha férrea têm restrições de velocidade dos trens, para manter um certo nível de conforto ao passageiro. A deterioração dos trilhos do metrô da RMBH ao longo do tempo pode fazer com que o veículo balance mais caso passe na velocidade normal. “Tirando essas restrições, tendo pavimento melhor, o trem vai andar melhor, vai estar mais próximo da velocidade máxima, vai frear menos, estar mais regular, aí a gente consegue ofertar o serviço melhor para o usuário”, disse Machado.
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