Mercado chinês é a mais nova aposta da Maricota

O mercado chinês é a mais nova aposta da indústria mineira Maricota Alimentos. Com sede em Luz, no Centro-Oeste do Estado, a empresa acaba de enviar sua primeira remessa de 6 toneladas de pão de queijo para o país asiático. Com o novo mercado, a Maricota chega a 19 países e a expectativa é de que a marca continue expandido para fora do Brasil. De acordo com a gerente de negócios internacionais da Maricota, Marília Espalaor, a meta é firmar cerca de 50 parcerias em até 30 países diferentes até 2020.
A gerente faz questão de ressaltar que a Maricota já explora o continente asiático por meio de outros países, mas ela acredita que a chegada à China traz perspectivas ainda maiores de expansão para a marca no exterior. “A China está se abrindo para novos produtos e por causa dos conflitos com os Estados Unidos, as portas estão cada vez mais abertas para outros países. Além disso, o setor de alimentos é o segundo mais valorizado na China, perdendo apenas para o de tecnologia”, comemora.
Marília Espalaor afirma que o pão de queijo já é bem-aceito no Japão e na Coreia do Sul e acredita que não será diferente na China. “O chinês viaja muito e está familiarizado com a comida ocidental”, garante. A aposta da marca será em um distribuidor de e-commerce, que, segundo a gerente, é um canal muito utilizado pelos chineses. “A China lidera o consumo de comércio eletrônico no mundo, então vamos chegar em um canal muito difundido entre eles. A estratégia da gôndola exigiria muito mais investimento e ações de degustação”, explica.
A primeira remessa de 6 toneladas de pães de queijo tradicional e recheado com requeijão já foi enviada ao país e deve começar a ser comercializada em dezembro. A gerente explica que a aposta inicial será apenas nesses dois produtos, mas a estratégia pode mudar de acordo com a aceitação do público. Segundo ela, o produto tem a mesma receita mineira e a única diferença é que leva uma quantidade menor de sal para adaptação ao paladar chinês.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Se pensarmos no tamanho no mercado chinês, 6 toneladas é muito pouco. Mas é um começo: nossa meta é chegar logo à remessa de 10 toneladas por mês”, afirma.
Marília Espalaor explica que a empresa já está trabalhando em novos contatos na China e a estratégia é atacar o mercado com diferentes parcerias. Além do e-commerce, a gerente também foca no food service como canal de exploração. De acordo com ela, a Maricota faturou, em 2017, R$ 128 milhões, sendo que a exportação representou 4% desse total.
Em 2018, ela acredita que o faturamento deve ser igual ao do ano passado, mas a representatividade da exportação vai aumentar 1%, chegando a 5%. “Em 2019, esperamos aumentar esse percentual para 8% ou 9%. A ideia é, até 2020, chegar a pelo menos 50 parceiros em 25 a 30 países”, diz.
Ouça a rádio de Minas