Economia

Exclusivo: Mart Minas compra parte das lojas do Apoio Mineiro e reforça expansão no Estado

A conclusão da operação ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
Exclusivo: Mart Minas compra parte das lojas do Apoio Mineiro e reforça expansão no Estado
Divulgação Mart Minas

O Grupo Mart Minas acaba de dar mais um passo importante em sua estratégia de crescimento. A empresa mineira assinou um acordo com o Grupo Multi Formato para adquirir parte das lojas da rede Apoio Mineiro, uma das mais tradicionais do setor de atacarejo no Estado. 

O contrato entre as duas empresas já foi formalizado, mas a conclusão da operação ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), conforme exigido pela legislação brasileira. Segundo estimativas internas do Mart Minas, o desfecho do processo pode ocorrer nos próximos 60 dias.

“Essa aquisição faz parte do nosso plano de expansão. Se você olhar os últimos 15 anos, o Mart Minas vem crescendo de forma consistente, com uma média acima do mercado”, ressalta o diretor do Mart Minas e do Dom Atacadista, Filipe Martins.

A aquisição reforça a presença do Mart Minas no competitivo mercado de atacado e varejo em Minas Gerais e se soma a outras movimentações estratégicas da empresa. Em 2022, o grupo já havia avançado para fora do Estado ao firmar uma sociedade com o Dom Atacadista, no Rio de Janeiro. 

“Com este novo movimento, (a empresa) reforça a estratégia de crescimento, ampliando sua presença no mercado e fortalecendo o compromisso de oferecer cada vez mais qualidade e conveniência a nossos clientes, aliado à missão de aumentar o poder de compra das pessoas”, afirma o grupo por meio de nota oficial.

Plano de expansão: mais quatro lojas até o fim de 2025

Segundo o executivo, a compra também tem uma importância estratégica específica: aumentar a presença e relevância do grupo na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a atuação ainda era considerada abaixo do potencial da marca.

“Estamos presentes em todas as regiões do estado, Triângulo, Norte, Zona da Mata, Sul, Centro-Oeste, e com relevância. Mas, na Grande BH, apesar de estarmos há bastante tempo, ainda não tínhamos a relevância que gostaríamos. Essa operação faz todo sentido dentro dessa estratégia”, reforça Martins.

Além da aquisição das lojas do Apoio Mineiro, o Mart Minas mantém o ritmo de expansão com quatro novas lojas previstas até o fim de 2025. Duas delas serão em Minas Gerais: uma em Belo Horizonte e outra na Região Metropolitana. Outras duas serão no Rio de Janeiro, sendo uma na Região Metropolitana e outra na Região dos Lagos.

“Ainda há muito espaço para crescer nos dois estados. Em Minas, já temos uma operação mais madura, com 24 anos de história. Já no Rio, a operação do Dom Atacadista ainda é jovem, com cinco anos, mas já somos a terceira maior rede de atacarejo no estado”, destaca Filipe Martins.

Mart Minas já soma 65 lojas em Minas

Fundado em Minas Gerais, o Mart Minas Atacado & Varejo ocupa uma posição de destaque no segmento de atacarejo. A rede conta com 65 lojas em Minas, atendendo mais de 700 cidades a partir de suas unidades espalhadas por todo o Estado. Entre os municípios mineiros com lojas estão Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Betim, entre muitos outros polos regionais. O grupo ainda mantém e 23 lojas no Rio de Janeiro.

O grupo se consolidou como a maior rede de atacado e varejo de Minas Gerais e figura entre as 10 maiores empresas do setor alimentício no Brasil, ocupando atualmente a 8ª posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), considerando todos os segmentos, com um faturamento de R$ 11,4 bilhões.

“Hoje somos a maior empresa de atacado e varejo em Minas. E, com o Mart Minas e o DOM Atacadista juntos, o grupo ocupa a oitava posição no ranking nacional do setor alimentar”, completa o diretor.

O Apoio Mineiro, que também atua na modalidade de atacarejo, teve sua primeira loja inaugurada em 2002, no Ceasa Minas, e tem forte atuação em BH e Região Metropolitana, além do delivery, com mais de 20 lojas. O Apoio Mineiro pertence ao Grupo Supernosso, que atualmente está em 24º lugar no ranking geral da Abras, com faturamento de R$ 4,7 bilhões.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas