Mart Minas vai abrir terceira unidade em Uberaba

O grupo Mart Minas continua seu plano de expansão por Minas Gerais, e a meta é fortalecer a bandeira em diferentes regiões do Estado. O fluxo maior já está em andamento com a inauguração da terceira unidade em Uberaba, prevista para novembro deste ano, e que conta com um aporte de R$ 40 milhões. Na rota de expansão, outras cidades como Montes Claros, no Norte de Minas; Caratinga, no Rio Doce; Pouso Alegre e Extrema, no Sul de Minas; além de Belo Horizonte e Curvelo na região Central também preenchem a lista de abertura de operações.
“Mantemos o nosso plano de investimentos, apesar de muitas pessoas acharem que o nosso setor tenha sido muito beneficiado com a pandemia. Mas, na verdade, não foi bem assim”, declara o gerente de expansão, Bruno Diniz. Estando à frente dos processos de aberturas de lojas da rede, Bruno explica que alguns fatores foram analisados para que as metas não sofressem uma regressão.
“Um exemplo evidente é que a maioria dos produtos que costumavam gerar mais margem nas compras passou a diminuir por conta da queda de consumo e da diminuição dos eventos que estimulavam a venda de bebidas e carnes, por exemplo”, conta o gerente. “Notamos que tudo se voltou muito para os itens de cesta básica. Outro fator que percebemos foi o aumento dos preços da construção civil, apesar de que a estrutura das nossas obras é inteiramente metálica. Para o nosso plano foi um momento crítico, porém apertamos aqui e dali para fazer todo esse crescimento”, descreve.
Diante de uma economia que se recupera a passos lentos, mas ainda imersa em incertezas, Bruno Diniz relembra que para apostar na expansão com o investimento das obras, assim como o licenciamento documental para construções, o ano de 2021 foi desafiador.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Como em todos os setores, em 2021 nós passamos por dificuldades também, porque houve questões de estoque, questões que afetaram os horários de funcionamento de lojas, afinal trata-se de uma realidade nova. Então, para poder atender os clientes, fomos nos enquadrando dentro das normas. Tivemos também muitas diferenças de legislação de um município para o outro, mas isso com o tempo foi consolidando, gerando uma rotina. Passamos por isso, mas demos conta de superar”.
Meta orgânica
Bruno explica que a estratégia do grupo Mart Minas é totalmente focada em Minas Gerais. A expansão ocorre de maneira orgânica tendo em vista o desenvolvimento das cidades mineiras, seja na Grande BH ou pelo interior. “Já fomos convidados várias vezes para irmos para outros estados com a bandeira Mart Minas. Porém, a gente entende que o Estado de Minas Gerais tem muita coisa para ser preenchida. Tem muito espaço ainda, e o nosso foco é continuarmos com o nosso crescimento por aqui e sendo o maior atacado do Estado.
Uberaba
A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, está com a obra em fase de terraplanagem. Apesar de haver poucos meses até a chegada de novembro, quando o empreendimento será entregue, as obras seguem com o cronograma em dia. A operação está localizada para atender a população residente nas imediações do Aeroporto de Uberaba – Mário de Almeida Franco. “Já estamos com a estrutura metálica comprada e finalizando a parte documental, pois recebemos a licença de terraplanagem há pouco tempo. Agora, seguem os trâmites com a questão de alvará e tudo mais”.
Em relação aos empregos, o gerente de expansão detalha que as operações supermercadistas em construção são fontes geradoras de oportunidades de trabalho, seja para as pessoas que buscam pela oportunidade do primeiro emprego, assim como para diversos setores que necessitam delas.
“Teremos um pico que acontecerá quando se juntam os funcionários de obras com os funcionários que a gente já contrata para treinamento. Então, acredito que esse pico deve acontecer no finalzinho do mês de setembro e que tenhamos de 350 a 400 pessoas contratadas. O pessoal da loja varia de 280 a 300 pessoas. E mais. Entre 150 e 200 operários fazem parte da obra, mas esse número oscila bastante. Afinal, é uma obra muito grande, mas ao mesmo tempo ela é muito simples, pois é toda de estrutura metálica e piso protendido”.
Rota de expansão
Somente na região do Triângulo Mineiro, em Uberlândia, já existem 4 lojas do grupo Mart Minas. Em Patos de Minas, uma inauguração foi realizada há pouco tempo, sendo a segunda instalada do município. Já em Uberaba, somam-se 3 unidades, incluindo a atual obra. “O Triângulo Mineiro agradece por todo o investimento que estamos fazendo, pois é um negócio que ajuda no desenvolvimento de todos os setores. Temos o interesse por uma quinta loja em Uberlândia, da qual já temos algumas prospecções. E Uberaba, por enquanto, fica na terceira. Vamos esperar mais um tempo para analisar o crescimento da cidade e vermos como será a procura por demanda”.
Com as últimas medidas do governo em relação aos estímulos à economia, como é o caso do Auxílio Brasil, mas também de alguns cortes determinados, Bruno acredita que esses fatores podem, mas também não podem interferir no setor supermercadista. No entanto, é importante considerar alguns pontos. “É muito relativo, pois cada parcela da sociedade e cada cidade tem a sua característica. A gente percebeu que as pessoas aprenderam a fazer a compra por conta da necessidade. Essas famílias passaram a se organizar, mas trazendo para elas a possibilidade de economia”.
Ouça a rádio de Minas