Economia

McCain avalia expansão da fábrica de batatas pré-fritas em Araxá, no Alto Paranaíba

Inaugurada em agosto de 2022, planta atualmente tem 65 mil metros quadrados
McCain avalia expansão da fábrica de batatas pré-fritas em Araxá, no Alto Paranaíba
Foto: Divulgação McCain

A canadense McCain, líder mundial em processamento e vendas de batatas pré-fritas congeladas, está avaliando expandir a fábrica de Araxá, conforme informou ao Diário do Comércio. A possibilidade ainda está em fase de projeto, sem confirmação de aprovação, segundo a empresa, que ressaltou esperar, em breve, ter mais novidades para anunciar.

Com 65 mil metros quadrados, a planta no Alto Paranaíba, a única da companhia no Brasil, foi inaugurada em agosto de 2022, após um investimento de US$ 150 milhões. Na época da inauguração, a fabricante disse que a unidade seria responsável por empregar cerca de 300 colaboradores diretos, além de aproximadamente 750 indiretos.

Na última terça-feira (2), representantes do Estado se reuniram com executivos da McCain na Cidade Administrativa. Entre os presentes no encontro, estavam o CEO da empresa no Brasil, Aluízio Periquito, o governador Romeu Zema (Novo), a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, e o CEO da Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (Invest Minas), João Paulo Braga.

Conforme informações divulgadas pelo próprio governo de Minas, o encontro aconteceu para que a companhia apresentasse o plano de novos investimentos em território mineiro. Ainda de acordo com o Executivo estadual, atualmente, a fábrica de batatas pré-fritas, localizada em Araxá, já trabalha com a capacidade máxima, produzindo 105 mil toneladas por ano, com 100% da produção absorvida pelo mercado interno.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Empresa busca novas oportunidades para seguir crescendo no País

Após a reunião, Zema gravou um vídeo com Aluízio e publicou nas redes sociais. Na gravação, o governador disse que Minas Gerais é a maior produtora de batatas pré-fritas do Brasil e destacou que a McCain fornece o produto para as grandes redes de fast food no mundo inteiro. O CEO, por sua vez, disse estar contente com a parceria com o Estado e salientou estar em busca de novas possibilidades para continuar expandindo no País.

“Estamos chegando ao limite da nossa capacidade instalada e estamos aqui buscando novas oportunidades para seguir crescendo no Brasil e em Minas Gerais, contando sempre com o apoio do governo”, afirmou Aluízio Periquito.

“Naquilo que depender do governo de Minas, nós vamos ter muita batata boa para poder fornecer para o Brasil e para o mundo”, respondeu o chefe do Executivo estadual.

CEO da McCain, Aluízio Periquito, conversa com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante encontro na Cidade Administrativa
Aluízio Periquito e Romeu Zema na Cidade Administrativa | Crédito: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

Relação da McCain com Minas Gerais

Vale lembrar que a McCain também mantém outros negócios em Minas Gerais. Além da fábrica própria de batatas pré-fritas congeladas no Alto Paranaíba, a empresa é proprietária da Sérya Alimentos, indústria brasileira do mesmo ramo, com fábrica em Araxá, e da Forno de Minas, tradicional fabricante mineira de pães de queijo congelados, com unidade produtiva em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas