Economia

Mercado de impressoras cresceu 3,3% no segundo trimestre

Mercado de impressoras cresceu 3,3% no segundo trimestre
Início de ano fiscal das fabricantes, lançamentos e licitações antecipadas contribuíram para o resultado positivo | Crédito: Pìxabay

O mercado de impressão no Brasil registrou um crescimento de 3,3% no segundo trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018. Os dados são do estudo IDC Brazil Quarterly Hardcopy Tracker Q2/2019, divulgado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Nos meses de abril, maio e junho deste ano foram vendidas 656.537 impressoras e multifuncionais. Deste total, 39,8% foram impressoras cartucho de tinta, 39,7% tanque de tinta, 20,3% modelos a laser e 0,2% impressoras matriciais.

O começo de um novo ano fiscal das fabricantes em abril com mudanças na presidência ou nas estratégias, novos desafios de crescimento, investimentos em equipe e lançamentos de produtos são alguns dos motivos associados ao resultado.

Além disso, a exploração do potencial dos equipamentos Inkjet (tecnologias tanque e cartucho de tinta) com foco em pequenas empresas (até 100 colaboradores) e o número de projetos e licitações acima do esperado para o período são relacionadas ao crescimento, segundo o analista de mercado da IDC Brasil, Rodrigo Okayama Pereira.

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“Este último fator, inclusive, contribuiu para que as vendas de impressoras a laser fossem 11,5% maior do que as do primeiro trimestre deste ano”, afirma.

A receita total do mercado de impressoras no segundo trimestre de 2019 foi de US$ 175,7 milhões, com queda de 1,1% em relação ao segundo trimestre de 2018. O analista da IDC Brasil atribui o resultado ao número menor de vendas de equipamentos a laser, que são mais caros e têm maior participação no total da receita.

“Porém, quando comparado ao primeiro trimestre de 2019, houve um crescimento de 5,1% na receita total, impulsionado pelo aumento da venda de equipamentos destinados ao mercado corporativo (+31ppm), que gerou um crescimento de receita de 16,1% em modelos laser, em relação ao trimestre anterior”, explica Rodrigo.

Segmentos – O estudo revelou ainda que o varejo ficou com a maior fatia: 383.717 impressoras, sendo 54,8% cartucho de tinta, 39,6% tanque de tinta e 5,6% a laser.

“As fabricantes investiram em ações para impulsionar a venda de equipamentos cartucho de tinta com qualidade e preços baixos e, por conta disso, os modelos tanque de tinta venderam menos neste trimestre em especial. Além disso, houve queda na venda de equipamentos a laser no varejo, movimento que vem acontecendo nos últimos anos”, diz o analista da IDC.

Já o mercado corporativo comprou 244.469 unidades em abril, maio e junho deste ano, um crescimento de 5,1% em relação ao segundo trimestre do ano passado. 63% dessas vendas foram para as pequenas e médias empresas, que compraram mais equipamentos Inkjet e impressoras a laser.

“O aumento nas vendas de equipamentos Inkjet nestes segmentos fortalecem a tendência da penetração desta tecnologia no mercado empresarial”, afirma Pereira.

Expectativas – Para o segundo semestre de 2019, a IDC Brasil prevê um bom desempenho do mercado corporativo e a recuperação da confiança dos empresários, que deve impulsionar investimentos que até então estavam à espera de resoluções político-econômicas, como liberação de crédito, diminuição nas taxas de juros e distribuição orçamentária, resultando em um crescimento de 8,5% no período.

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