Mercado Livre anuncia abertura de centro de distribuição em Betim
Embalado pelo crescimento do e-commerce brasileiro no último ano, o Mercado Livre anunciou nesta quarta-feira mais uma etapa da expansão de sua malha logística e a ampliação do quadro de colaboradores diretos e indiretos da equipe de logística da companhia. Entre os principais pontos está a expansão dos centros de distribuição (CDs), com a abertura do segundo em Minas Gerais. Além da unidade de Extrema (Sul de Minas), inaugurada no início do ano, o marketplace agora terá outra em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), prevista para entrar em operação no fim de 2022.
De acordo com o diretor de Operações do Mercado Livre, Luís Vergueiro, o espaço de 80 mil metros quadrados será capaz de gerar cerca de 2 mil empregos diretos. A empresa não divulga os valores investidos por empreendimento ou etapa de expansão. No total estão previstos investimentos de R$ 1 bilhão por ano para o Brasil.
“Já temos um centro de distribuição em Extrema, que facilita muito nossa operação por estar próximo de São Paulo, ajudando a conectar o Estado ao resto do Brasil. Estive em Betim escolhendo o terreno. Vai ser parecido com o que temos na Bahia e em Santa Catarina, com papel de ter uma diversidade grande de produtos, inclusive de supermercado, para atender Minas Gerais, além da parte mais sul do Nordeste e as regiões Centro-Oeste e Norte”, explica Vergueiro.
A exemplo do CD que será inaugurado ainda este ano em Franco da Rocha (SP), o empreendimento mineiro será para o fulfillment. Isso significa que é um centro que armazena inventário dos vendedores para que os itens sejam separados, embalados e despachados após uma compra.
Esse modelo de CD surgiu em 2017 e é responsável atualmente por 30% das entregas do Mercado Livre. Com essas duas inaugurações, serão nove centros de distribuição nesse formato.

Ouça a rádio de Minas