Mercado Livre é destaque na geração de empregos

A cada hora, o Mercado Livre gerou 25 novos empregos no Brasil em 2022. Em Minas Gerais, apenas nos centros de distribuição localizados em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e em Extrema, no Sul de Minas, são milhares de pessoas trabalhando. Quando o recorte é a América Latina, o número sobe para 27 postos de trabalho gerados por hora.
O levantamento inédito ‘Impactos que Importam’, realizado em parceria com a Euromonitor Internacional, revela que o ecossistema formado pelo grupo Mercado Livre é a principal fonte de renda para mais de 1,8 milhão de famílias na região, a partir das mais de 574 mil micro e pequenas empresas que vendem no marketplace diariamente.
Na comparação com o primeiro levantamento, realizado em 2020, o número de micro e pequenos empreendedores cresceu 11% na América Latina em dois anos, o que contribuiu para a geração de 234 mil novos postos de trabalho e ampliação do primeiro acesso a crédito para mais da metade (51%) dos empreendedores.
Quando anunciadas, as unidades mineiras tinham previsão de gerar cerca de 3,4 mil empregos diretos e indiretos. A operação em Extrema, com 75 mil metros quadrados, iniciou as atividades em 2021, com expectativa de gerar 1,4 mil empregos, enquanto o Centro de Distribuição, localizado em Betim, ocupa um espaço de 80 mil metros quadrados desde o final de 2022, e, naquela época, possuía perspectiva de geração de 2 mil vagas.
“Estamos orgulhosos de ver como milhares de pessoas, empreendedores e micro e pequenos negócios crescem ao lado do Mercado Livre. Isso nos motiva a continuar inovando e desenvolvendo novas soluções que geram oportunidades para todo o ecossistema”, destaca o vice-presidente sênior de Commerce e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes.
Brasil se destaca em empregos e crescimento
Entre os países pesquisados nesta edição do estudo, que reúne ainda Argentina, México, Chile e Colômbia, o Brasil apresentou o melhor histórico de crescimento, sendo que 93,2% das micro e pequenas empresas, com faturamento entre R$ 30 mil e R$ 300 mil mensais, conseguiram expandir para fora de suas cidades de origem através da plataforma e 7% delas operam em mais de um país.
“O efeito propulsor do Mercado Livre é grande, quando um empreendedor ou uma micro e pequena empresa ingressa no nosso ecossistema, formado com o Mercado Pago, sua transformação digital acelera, abrindo um novo universo de possibilidades e novas oportunidades de desenvolvimento”, completa Yunes.
O Mercado Pago foi o primeiro meio de pagamento digital para 48% dos usuários do ecossistema brasileiro. E o serviço de publicidade digital sob a marca Mercado Ads foi responsável por fortalecer a marca e proporcionar investimentos para 27,8% das micro e pequenas empresas nacionais pesquisadas.
Geração de renda
O Mercado Livre tem atuação importante também na geração de renda. Segundo os dados divulgados, 40% dos vendedores geram mais do que a metade da sua renda por meio da plataforma na América Latina e 60% do total vendem apenas por meio do comércio eletrônico. O estudo mostra ainda que 9 em cada 10 vendedores expandiram para fora de suas cidades de origem. Da mesma forma, durante o ano passado, 1 em cada 3 micro e pequenas empresas incorporou tecnologias que permitiram manter ou aumentar o número de funcionários na região.
O estudo revela também que esses empreendedores que venderam pelo Mercado Livre empregaram, em média, 2,3 milhões de trabalhadores associados a atividades ligadas à plataforma na América Latina e que mais de 1 em cada 4 micro e pequenas empresas que vendem no Mercado Livre geram entre 51% e 99% da sua receita por meio da plataforma.
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