Mercado de vitaminas e suplementos cresce 36% em Minas e revela mudança no comportamento do consumidor

As prateleiras das farmácias e lojas especializadas em Minas Gerais estão mais movimentadas – e não é por acaso. O mercado de vitaminas e suplementos no Estado registrou um crescimento de 36% nas vendas nos dois primeiros meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 34%, segundo dados da Interplayers, hub de negócios especializado em saúde e bem-estar.
A tendência acompanha o ritmo acelerado de crescimento observado em todo o Brasil. No período entre março de 2024 e fevereiro de 2025, o setor apresentou uma expansão de 37% no volume de unidades vendidas e 29% no faturamento. No recorte mais recente, de janeiro a fevereiro deste ano, os números sobem ainda mais: 41% de crescimento em volume de vendas e 32% em faturamento nacional.
Minas Gerais entre os líderes de crescimento do setor
Ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, Minas Gerais figura entre os estados que mais impulsionaram o desempenho do setor de suplementos e vitaminas. O diretor de Data & Analytics da ECS, empresa parceira da Interplayers, Tales Godoy, explica o perfil do consumo em Minas Gerais.
“Os grupos de redes que têm se destacado nesse período são as grandes redes e grupos de associativismo, que, juntos, representam cerca de 84% do faturamento neste recorte do estudo”, afirma.
Ele destaca que Belo Horizonte e grandes cidades, como Uberlândia e Juiz de Fora, concentram boa parte do crescimento no uso de vitaminas e suplementos. “O consumo ainda se concentra nessas cidades. No levantamento realizado, elas representam aproximadamente 23% do faturamento, embora contem com apenas 17% das lojas”, observa.
Autocuidado em alta com vitaminas e suplementos
A expansão acelerada no consumo de suplementos e vitaminas é reflexo de uma mudança cultural em curso no País. Para Godoy, o comportamento do consumidor está passando por uma transformação estrutural.
“Estamos diante da consolidação de uma nova mentalidade, em que o cuidado com a saúde passa a ser preventivo e contínuo. A crescente demanda por vitaminas e suplementos é parte de um movimento maior de autocuidado, prevenção e bem-estar”, afirma o executivo.
Essa mudança se expressa, segundo ele, por meio de um padrão de comportamento que busca soluções que promovam qualidade de vida e saúde a longo prazo. A meta do setor, agora, é expandir o crescimento para diferentes regiões do País.
“O desafio, agora, é entender como levar essa conscientização para todos os cantos do País de forma equilibrada”, complementa.
Ouça a rádio de Minas