Mercedes-Benz prevê entrada de ônibus elétricos neste segundo semestre

Líder no mercado de ônibus em Minas Gerais, a Mercedes-Benz também tem planos robustos para responder à eletromobilidade. Neste segundo semestre, a empresa prevê entregar os primeiros ônibus elétricos da marca. O modelo, desenvolvido e produzido no País, teve um investimento de R$ 100 milhões para a formação do chassi denominado eO500U. Como destaque, o ônibus chegará com o maior Peso Bruto Total e capacidade de baterias da categoria, além de possibilitar o transporte de 84 passageiros.
Conforme informou a empresa, a preparação para o segmento passa, ainda, por chassis de ônibus desenvolvidos em parceria com a empresa Eletra. Essa é uma estratégia de complemento de oferta, já que a pauta da transição energética está forçando não somente a busca por fontes renováveis mas por uma frota ambientalmente viável.
Em análise ao mercado de ônibus movidos à eletricidade, por exemplo, a Mercedes-Benz estima um total de 3 mil veículos rodando em todo o País até 2024.
A tecnologia deve atender, principalmente, às capitais e grandes municípios que já estão pautando a matriz dos transportes que atendem aos serviços públicos. É o caso de São Paulo e Belo Horizonte. A capital mineira, por exemplo, já tem um projeto na Câmara dos Vereadores para que toda a frota de ônibus, suplementares e táxis sejam substituídos até 2028.
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Entre os desafios trazidos está o preço do veículo no momento da compra. No ciclo de vida útil do veículo, no entanto, o ônibus elétrico pode custar até 75% menos. Sobre esse aspecto, a Mercedes-Benz lembra que a importação de componentes é um dos fatores que torna o valor mais alto. Por esse motivo, a empresa defende que a indústria nacional comece a produzir ônibus e também as baterias que armazenam energia elétrica para os ônibus.
“O preço da tecnologia elétrica ainda é 3 a 3,5 vezes o preço da tecnologia a diesel, por várias razões. Como exemplo, muitos componentes ainda são importados, em especial as baterias. As taxas cambiais não são favoráveis no momento. Estamos empenhados em nacionalizar a maior parte dos componentes em nosso pátio fabril de SBC (São Bernardo do Campo), onde serão produzidos os veículos elétricos”, explicou a marca, em nota.





Mercedes-Benz e liderança no mercado
Desde o início da pandemia, o mercado de ônibus da marca teve uma redução nas vendas. Contudo, a Mercedes-Benz segue líder em participação (market share) no mercado mineiro. No primeiro semestre de 2022, foram 377 unidades da marca emplacadas no mercado.
O número, no entanto, é 30% mais baixo do que o mesmo semestre de 2021, quando 539 ônibus da Mercedes foram vendidos em Minas Gerais. Mesmo com a queda, a marca é líder no segmento de ônibus com 53% do market share.
Em todo o ano de 2020, quando o País vivia as incertezas e momentos críticos da pandemia da Covid-19, a fábrica comercializou 840 ônibus. A queda foi de 50% quando considerado 2019. Naquele ano, foram 1.668 unidades emplacadas. Em 2021, no balanço dos 12 meses, parte da queda foi recuperada, e a empresa fechou o ano com 1.080 ônibus vendidos.
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