Mesmo com preço maior, 44,4% vão comprar ovos de Páscoa

Em Minas Gerais, quase 90% dos consumidores consideram o valor dos ovos de Páscoa altos, porém 44,4% deles estão dispostos a incluir esse tradicional item em suas compras, nesta que é a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio no País. Por outro lado, 27,8% dos entrevistados vão optar por caixas de bombons e outros 27,8% irão levar para casa barras de chocolate. Foi o que revelou uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).
O levantamento apontou também que 77,8% dos mineiros não irão deixar de celebrar a Páscoa por conta dos preços mais elevados, ainda que seja cada um da sua forma e de acordo com o seu bolso. “A Páscoa tem todo apelo emocional e comercial que, mesmo não sendo tão forte quanto o Natal, ainda reúne a família para celebrar. Mesmo com os preços dos ovos de Páscoa mais altos, não vai faltar chocolate na casa dos mineiros no domingo”, avaliou o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.
Para 37,7% dos entrevistados, a Páscoa será comemorada com um almoço especial e para outros 24,5% será presenteando com chocolates; 22,6% irão apenas se reunir em família e outros 3,8% optarão por presentear com um bicho de pelúcia. Apenas 11,3% afirmaram que não vão comemorar a data de nenhuma forma. “O custo da inflação está maior, pesando no bolso do consumidor, mas a celebração acaba falando mais alto. O lojista precisa trabalhar para suprir as expectativas dos consumidores”, afirmou.
A pesquisa mostrou ainda que o ticket médio para o gastos referente aos produtos de Páscoa vai girar em torno de R$ 186,67, valor 6,49% superior ao do ano anterior, muito em função da inflação. Nesse sentido, os dados apontam que 38,9% dos consumidores dizem que não vão aumentar seus gastos em função da data; 30,6% irão aproveitar as promoções e aumentarão seus gastos no período; 19,4% vão diminuir os gastos e apenas 11,1% não farão gastos extras para o período.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Quando questionados sobre para quem serão destinados os presentes, 31,9% dos participantes disseram que serão os filhos/filhas; seguidos pelo(a) marido/esposa (18,8%), pai/mãe (14,5%), sobrinho/a (13,0%), amigos/as (8,7%) e outros (13%). O que mais afetará as escolhas dos mineiros na hora da compra serão os preços (48,8%), seguido por promoções (20,9%), capacidade financeira (11,6%), tradição (9,3%) e sentimento (9,3%).
Supermercado é o local preferido para comprar ovos de Páscoa
Os entrevistados também informaram que estão preferindo comprar tudo em apenas um único lugar. Assim, os supermercados/hipermercados saem na frente com 39,5% da preferência. Na sequência, estão as lojas de bairro (30,2%), shoppings (14,0%), internet (7%), centros comerciais (4,7%) e restaurantes (2,3%).
“Os comerciantes podem esperar um incremento nas vendas, pois a pesquisa indica que os consumidores estão propícios para compras. Podemos observar que o cenário está cheio de oportunidades para o lojista aproveitar, seja fazendo um bom planejamento, com redimensionamento dos estoques, promoções atrativas, decoração especial, preparação da equipe de vendas com os devidos treinamentos. Enfim, tudo para oferecer a melhor experiência ao cliente e, assim, fidelizá-lo”, analisa Vinícius Silva.
Ouça a rádio de Minas