Transição para veículos totalmente elétricos ainda é uma realidade distante

Mais da metade (59%) das empresas da indústria global de automóveis acredita que a mudança para a produção de veículos totalmente elétricos não é viável dentro dos prazos legislativos atuais, definidos para o período entre 2030 e 2040.
É o que revela a pesquisa “Perspectivas da Produção Automotiva” encomendada pela ABB Robótica e pela principal publicação do setor automotivo, Automotive Manufacturing Solutions.
A adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, os altos níveis de investimento de capital necessários, a escassez de matérias-primas, a falta de infraestrutura adequada e de capacidade de rede estão entre os principais desafios identificados pelo levantamento.
A pesquisa aponta ainda que, embora 28% dos entrevistados acreditem que os prazos eram alcançáveis, eles também indicam que os desafios são significativos. Por outro lado, 18% afirmaram que as metas atuais para uma transição para veículos totalmente elétricos nunca seriam atingidas. Apenas 11% acreditaram que todas as metas regionais para a adoção de veículos elétricos sejam realistas.
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O diretor global da linha de negócios automotivos da ABB Robótica, Joerg Reger, confirma que a indústria automotiva está ciente das pressões e dificuldades envolvidas no cumprimento dos cronogramas regionais propostos para atingir a produção total de veículos elétricos.
“A automação é fundamental para tornar a produção mais resiliente, eficiente e rápida para atingir essas metas, e é por isso que estamos observando uma alta demanda por nossos robôs especializados em montagem de ‘powertrain’ de veículos elétricos. Essas soluções reduzem radicalmente os tempos de desenvolvimento, melhoram a flexibilidade, simplificam ainda mais o processo de produção e, por fim, reduzem os custos de fabricação”, explica.
Desafios para a adoção dos veículos elétricos
Entre os desafios identificados, o destaque do levantamento é a falta de infraestrutura de carregamento, citada como a maior restrição à adoção de veículos elétricos por mais de um quarto (26%) dos entrevistados. A adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, foi apontada como um obstáculo por 19% dos líderes da indústria automotiva. A principal barreira para o crescimento dos veículos elétricos na avaliação de 17% dos fabricantes é o alto preço dos veículos. Enquanto 16% das empresas automotivas indicam os altos níveis de investimento de capital necessários.
Para o analista automotivo da Automotive Manufacturing Solutions, Daniel Harrison, a pesquisa confirma os desafios do setor automotivo e mostra que a fabricação e as cadeias de suprimentos estão sob considerável pressão.
“É provável que esse seja o ‘novo nunca normal’, o que representa desafios consideráveis para a rapidez com que o setor pode fazer a transição para a eletrificação e também para metas mais amplas de sustentabilidade da produção, especialmente durante um período de grande incerteza econômica. Além disso, dentro desse contexto, os desafios permanecem na disponibilidade e no custo da mão de obra e na rapidez com que as grandes forças de trabalho podem ser requalificadas”, comenta.
Fabricação sustentável traz perspectiva mais positiva
Um dos pontos positivos apontados pelos líderes do setor automotivo é uma mudança para a fabricação sustentável. Quando questionados sobre o fornecimento de manufatura sustentável, 80% dos entrevistados preveem que a sustentabilidade é uma realidade. Apenas 4% acham que não seria possível.
Apesar do otimismo, o levantamento também apontou os desafios para essa produção sustentável. Entre os pesquisados, apenas os americanos (16%) consideraram que a conformidade regulamentar é um obstáculo importante (em comparação com 7% na Europa e apenas 5% na Ásia). No entanto, quase um quarto (24%) de todos os entrevistados apontou que o alto investimento de capital necessário é o principal obstáculo para alcançar a sustentabilidade na produção.
A automação é vista como um caminho para facilitar e tornar a produção sustentável mais eficaz. O desenvolvimento de robôs colaborativos e softwares, é uma alternativa para tornar o planejamento e a programação mais rápidos e eficientes.
O software de programação e simulação RobotStudio da ABB evita interrupções na produção, permitindo que os usuários criem, testem e refinem a configuração de seus robôs virtualmente, antes que um único robô seja implantado. O modelo de manufatura flexível torna a produção mais resiliente, eficiente e rápida, e dá suporte aos clientes do setor automotivo.
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