Economia

Linha 2: metrô de BH antecipa obras e vai inaugurar novas estações em 2026

Primeiras entregas incluem a Estação Novo Eldorado e dois pontos da Linha 2, que vai até o Barreiro e promete facilitar a vida de milhares de passageiros
Atualizado em 15 de julho de 2025 • 16:16
Linha 2: metrô de BH antecipa obras e vai inaugurar novas estações em 2026
Obras no metrô de BH | Foto: Diário do Comércio/ Juliana Sodré

A nova Estação Novo Eldorado, pertencente à Linha 1 do metrô de Belo Horizonte, já tem data para começar a operar: janeiro de 2026. Além disso, duas estações (Nova Suíça e Amazonas), da Linha 2, também serão inauguradas no ano que vem, em julho. As informações são da Metrô BH, concessionária que administra o transporte.

A novidade foi anunciada pelo presidente da empresa, Cláudio Andrade, e pelo subsecretário de Transportes e Mobilidade da Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais, Aaron Dalla, nesta terça-feira (15). Ao todo, a concessão durará 30 anos e o volume de investimentos deve alcançar R$ 4 bilhões.

No cronograma original, segundo Andrade, as estações estavam previstas para serem inauguradas em 2028, mas, para atender a uma solicitação do governo estadual, foram antecipadas. “Após estudos, vamos inaugurar essas três estações dois anos antes do previsto. A gente entende que este é um movimento importante para a população, então, a Linha 2 vai acontecer. Todas as outras estações têm previsão de ter a construção concluída em 2027. O início da operação, já com os novos trens, está previsto para 2028”, explica.

Metrô no Barreiro

Até 2028, segundo informações da Metrô BH, a Linha 2 chegará ao Barreiro, com 10,5 km de extensão e sete novas estações. A partir da Estação Nova Suíça, que será uma integração da Linha 1 com a Linha 2, o trajeto passará por locais estratégicos, como Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre e Ferrugem. Quando pronta, a nova linha atenderá cerca de 90 bairros próximos ao metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A partir da conclusão da Linha 2, a expectativa é que o Metrô BH passe a transportar, no total, uma média de 200 mil passageiros por dia.

“Só a Linha 2, que é uma das iniciativas que integram um conjunto de medidas para melhorar a mobilidade na RMBH, deverá atender cerca de 50 mil passageiros diariamente”, diz o subsecretário Aaron Dalla.

Novos trens entrarão em operação em 2028

Comprados na China, os novos trens do metrô também entrarão em operação em 2028. O primeiro deles deve embarcar para o Brasil entre setembro e outubro, segundo o presidente da Metrô BH, com previsão de chegada ao Porto de Santos em dezembro. A partir dali, seguirá por rodovia até Belo Horizonte para o início dos testes nas linhas.

Ao todo, foram comprados 24 novos trens pela concessionária, com apoio do governo do Estado. Após a primeira chegada, os demais trens devem ser embarcados de dois em dois, até a conclusão do pedido.

Segundo o presidente da Metrô BH, Cláudio Andrade, os 25 trens da década de 1980 em operação em BH serão aposentados. Apenas as composições da frota de 10 trens que estão em operação desde 2013 serão mantidas e somadas aos 24 trens que estão sendo produzidos.

“Nossos trens têm sido construídos em prazo recorde. Entre o início do projeto e a conclusão do primeiro trem foram apenas 13 meses. O primeiro está pronto, e o governador pôde certificar que ele tem qualidade, é muito bonito, funcional e confortável. São trens intercambiáveis que serão usados nas duas linhas. É importante destacar que temos quatro especialistas permanentemente na fábrica chinesa para poder garantir a qualidade desses trens, que vão durar por muitos anos”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas