Economia

Metrô de BH terá Wi-fi gratuito a partir de junho

O projeto começará em forma de teste em 15 de junho e deve ser implantado por completo nas estações e nos trens no final de julho
Metrô de BH terá Wi-fi gratuito a partir de junho
Estudo da CNI apontou que para maior mobilidade, metrô teria que ter maior parte da verba | Crédito: Metrô BH / Divulgação

A concessionária Metrô BH, do Grupo Comporte, anunciou nesta semana a implantação do serviço de Wi-Fi gratuito nos trens da Linha 1. O projeto começará em forma de teste a partir do dia 15 de junho. Inicialmente, serão apenas dois trens, plotados com a nova marca, equipados com Wi-fi gratuito.

A implementação total do sistema deve ocorrer no final do mês de julho, tanto nas estações quanto nos trens. O novo sistema de conexão a Internet terá tecnologia 4G+ com o objetivo de melhorar a experiência de conectividade dos clientes do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Outras soluções digitais, além do novo serviço de Wi-fi, também serão adotadas visando a uma maior precisão e eficiência do serviço prestado à população. “Visamos tratar a mobilidade urbana com um olhar inovador, investindo em novas tecnologias e transformando a viagem do cliente em uma experiência única”, declara a empresa.

Inovações em andamento no metrô de BH

A empresa responsável pela modernização e expansão da Linha 1 e pela implantação da Linha 2 do serviço de transporte sobre trilhos da Grande BH prevê um investimento de R$ 3,7 bilhões para a realização das inovações no metrô da região.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Dentre as intervenções, estão reformas de estações e compra de novos trens equipados com ar-condicionado. Além das atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente e estações, iluminação, hidráulico, entre outros.

Outro projeto em andamento é o de revitalização das 19 estações da Linha 1; as obras começarão em setembro. A primeira estação a receber intervenções será Lagoinha, além do pátio de Manutenção São Gabriel.

Entre essas estações, 10 serão reformadas até 2025, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.

Já as demais serão revitalizadas até 2026, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.

Quanto à nova estação da linha 1, Novo Eldorado, a previsão da Metrô BH é de implantação da unidade em 2026. Além disso, a expectativa é de que as sete estações da Linha 2 estejam em operação até 2029.

Atualmente, o metrô da RMBH possui a Linha 1, que compreende 19 estações, ao longo de 28,1 km de extensão, interligando as cidades de Belo Horizonte e Contagem. A Linha 2 contará com mais 10,5 km de extensão. Após os investimentos, o sistema tem potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas