Metrô de BH pode receber R$ 1 bi para expansão até viaduto Beatriz, em Contagem

O governo de Minas Gerais protocolou um pedido ao governo federal para abertura de uma linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão, com o objetivo de estender a Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte até o viaduto Beatriz, em Contagem, na região metropolitana (RMBH).
O pleito foi formalizado nesta sexta-feira (9) após reunião realizada em Brasília entre o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno, o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, e o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hailton Madureira.
“Estamos falando de mais 3,5 km aproximadamente de expansão da via permanente, mais duas estações do metrô chegando até o viaduto Beatriz e fazendo essa conexão de um eixo muito importante do município de Contagem, que conecta também com a cidade de Betim até o hipercentro de Belo Horizonte”, disse Pedro Bruno.
Embora o secretário não tenha dado mais detalhes sobre a solicitação protocolada, sabe-se que, em 2024, o governo mineiro tentou incluir a expansão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto, o projeto não foi contemplado. Em março deste ano, ele sinalizou que o Estado submeteria a obra novamente ao PAC para tentar viabilizá-la.
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A intervenção é considerada de extrema importância para a mobilidade da região metropolitana, sendo uma demanda histórica não só da população de Contagem, mas de todos aqueles que precisam transitar entre municípios da RMBH. Pedro Bruno espera poder contar com o apoio da União para que a extensão saia do papel.
Procurada, a Metrô BH afirmou que continua realizando estudos sobre a expansão da Linha 1 até a altura do viaduto Beatriz. Segundo a concessionária, estudos preliminares foram recentemente encaminhados ao poder público, responsável por definir os próximos passos.
Prefeita de Contagem está confiante
No mês passado, o secretário de Infraestrutura também foi até o Palácio do Planalto para debater sobre o pleito. Na oportunidade, ele estava acompanhado da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT). A expansão é um tema prioritário para a gestão da petista.
“Essa é uma pauta importante para a cidade. Precisamos dar mais dignidade para as pessoas no direito de ir e vir e o metrô é fundamental. A estação no bairro Beatriz ajuda não apenas Contagem, mas também uma boa parte da população de Betim, que também não estaria longe desse novo equipamento”, ressaltou a líder municipal.
“Temos nos articulado com o Estado e com o governo federal e estamos confiantes de que o presidente Lula e sua equipe nos ajudarão com essa demanda importante e histórica. É uma obra de importância não apenas para Contagem, mas para a região metropolitana”.
Nova estação na Linha 1 e implementação da Linha 2
Enquanto o projeto pleiteado pelo governo de Minas e pela Prefeitura de Contagem não se torna realidade, o sistema metroviário de Belo Horizonte passa por obras que a população da RMBH também sonhava há muito tempo: a modernização das estações existentes, a construção de mais uma estação na Linha 1 e a implementação da Linha 2.
A previsão é que, até 2026, a Metrô BH conclua a modernização das 19 estações existentes – dez já foram revitalizadas e as outras nove estão em reforma – e entregue a 20ª estação da Linha 1, a Novo Eldorado, com mais 1,6 km de via, que se somarão aos 28,1 km atuais. A concessionária estima que, até 2028, a Linha 2, que terá 10,5 km de extensão, com sete estações, ligando Nova Suíça ao Barreiro, esteja finalizada e em operação.
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