Economia

Greve chega ao fim, e metrô de BH volta a funcionar nesta sexta

Trens, paralisados com greve, vão retomar operações em sua capacidade total a partir da 00h e sem mudanças para o Natal
Greve chega ao fim, e metrô de BH volta a funcionar nesta sexta
O processo de concessão do metrô de Belo Horizonte estabelece investimentos de R$ 3,7 bilhões ao longo de 30 anos | Crédito: Alessandro Carvalho

Chegou ao fim, na tarde desta quinta-feira, a greve liderada pelo Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro). AO DIÁRIO DO COMÉRCIO, a presidente da entidade, Alda Lúcia Fernandes dos Santos, informou que decidiu em encerrar a mobilização. “Vamos suspender a paralisação e voltaremos a funcionar normalmente com atendimento à população já a partir da 00h desta sexta-feira”, disse.

Alda explica que o serviço retoma a operação com capacidade total, não tendo nenhuma adaptação por conta do Natal. “Nós vamos operar normalmente, sem horários especiais por conta do Natal. O serviço ocorrerá em sua escala completa e com capacidade total”, comentou a dirigente, sem fazer menção ao resultado do leilão do metrô, realizado nesta quinta-feira, na Bolsa de Valores, em São Paulo.

As estações do Vilarinho, Minas Shopping e Santa Efigênia contarão com horário estendido nesta sexta-feira, de 5h15 às 23h10, por conta do funcionamento dos shoppings centers. As demais estações de metrô vão operar no horário tradicional, de 5h40 às 23h. Já a passagem permanece no valor ofertado de R$ 4,50 o bilhete.

Decisão para os próximos passos

A greve teve início no último dia 14 de dezembro, quando o Sindimetro decidiu que as 19 estações não iriam operar. No entanto, apesar da suspensão da greve decidida nesta tarde, os trabalhadores pretendem se reunir para organizar os próximos passos, tendo em vista que a concessão da Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG) à iniciativa privada pode prejudicar o futuro dos trabalhadores do modal.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas