Etapa atual de manutenção do metrô deve ser finalizada no domingo

As obras de substituição de 300 metros de trilhos do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) estão dentro do cronograma. Iniciadas na noite da última sexta-feira, a previsão é de que sejam concluídas no domingo e os trens voltem à circulação normal na próxima segunda-feira (22).
O trecho em manutenção é uma via permanente em curva, entre as estações Santa Efigênia e Central. A troca deste pedaço está no cronograma de obras de revitalização de 5,4 km da concessionária Metrô BH.
“Deu tudo certo, tudo dentro de cronograma, nos deu uma boa sensação de entrega no domingo”, disse o Gerente de Operação e Manutenção da Metrô BH, Aloísio Viana, na tarde desta segunda-feira (15).
Para a intervenção foi preciso alterar a circulação dos trens. O veículo rodante que circula pela linha em manutenção trafega na via de sentido contrário durante este período.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Por isso, o fluxo de passageiros do metrô da RMBH foi alterado. Os usuários fazem baldeação na Estação Central durante os horários de pico, das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h. Até o momento, não houve nenhum problema com o novo deslocamento de passageiros, fora a reclamação dos usuários com o transtorno.
“Hoje (segunda) que, no pico, dá um movimento maior, os primeiros momentos foram um pouco complicados, mas depois foram se ajeitando. Não teve nada que fugisse do nosso controle”, afirmou o Gerente de Operação do Metrô BH, Frank Coelho.
A circulação normal de pessoas voltará no dia 22 deste mês. Estão previstas outras cinco operações como essa ainda neste ano, por obras do metrô na região da Estação Central. Caso seja necessário alterar novamente o fluxo de passageiros, Frank Coelho afirma que a concessionará irá divulgar com uma semana de antecedência. “Pode ser que não seja na mesma estratégia que estamos hoje. Vai depender muito do local exato onde forem feitas as obras”, pontua.
Veja fotos das obras no metrô da RMBH:




Operação das estações durante as obras
Na operação atual, somente uma plataforma das duas da Estação Central funciona. Durante os horários de pico, nos dois sentidos, Vilarinho e Eldorado, os passageiros desembarcam do trem e embarcam no veículo do outro lado para continuar a viagem. Funcionários da Metrô BH orientam os usuários e também há comunicação visual e avisos sonoros.
Na Estação Santa Efigênia, os passageiros dos dois sentidos embarcam por apenas um único lado da estação. As demais estações da RMBH seguem com embarque normal. O intervalo entre as viagens é de 13 minutos nos horários de pico e de 18 minutos nos demais horários, em todas as estações. A estimativa da Metrô BH é que até 4 mil pessoas passem pela Estação Central durante os horários de pico.
Revitalização do metrô da RMBH
As obras do metrô da RMBH fazem parte da substituição completa de 3,2 quilômetros de linha férrea entre as estações Calafate e Santa Tereza. Dessa vez, serão reconstruídos 296 metros.
Estão previstas outras cinco operações como essa ainda neste ano. A substituição completa dos 3,2 km está prevista para ser concluída em março do ano que vem.
A revitalização total de toda a via permanente – 5,4km ao todo – tem conclusão prevista para março de 2027.
Ouça a rádio de Minas