Em expansão, Linha 1 do metrô da RMBH terá nova estação no início de 2026

O metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) terá uma nova estação no início de 2026, a Novo Eldorado, em Contagem, na Grande BH. A estrutura será a 20ª estação da Linha 1 e vai acrescentar 1,7 quilômetro ao metrô na região. Essa será a primeira inauguração no sistema após pouco mais de duas décadas.
O empreendimento promete ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros e reforçar a integração metropolitana entre a capital mineira e a cidade de Contagem. As obras já ultrapassam 85% de execução, com entrega prevista para janeiro do próximo ano.
O anúncio da inauguração dessa nova estação foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) durante uma vistoria realizada nesta terça-feira (7). A última estação inaugurada no sistema do metrô da RMBH foi a Vilarinho, em 2002. “Estou aqui muito satisfeito em ver que a obra do metrô, que ficou 23 anos parada, já é realidade”, disse.
Durante a visita, Zema destacou que essa inauguração faz parte de um projeto muito maior, que é a melhoria da Linha 1 e implantação da Linha 2 do metrô. “Nos próximos anos, Belo Horizonte e Contagem terão essas obras extremamente importantes, que vão melhorar o cotitiano de milhares de pessoas e a mobilidade urbana”, afirmou.
Já o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a celeridade das obras da estação e o cumprimento do cronograma de trabalho. “Esperamos concluir esse grande equipamento em janeiro, marcando, depois de duas décadas, a entrega de uma estação do metrô”, enfatizou.
Expansão e reformas na Linha 1 do metrô

Além dessa estrutura, a Linha 1 do metrô passará por uma nova expansão, envolvendo a construção de 3,6 quilômetros de trilhos e duas estações (Parque São João e Beatriz), também em Contagem, a partir da estação Novo Eldorado. O projeto foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto deste ano e contará com investimentos de cerca de R$ 1 bilhão. A concessão do metrô da RMBH conta ainda com investimento de R$ 460 milhões do Governo de Minas.
As estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho passaram por obras de melhorias de suas estruturas ao longo de 2025. Atualmente, estão em reforma as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.
A previsão é de que a revitalização completa da Linha 1 seja concluída em 2026.
Desde 2023, os passageiros passaram a contar com acesso gratuito à internet wi-fi nos trens e estações, sistema de bilhetagem digital e 96 painéis de LED distribuídos em todas as estações, que permitem acompanhar em tempo real a previsão de chegada dos trens.
Obras da Linha 2
As obras da Linha 2 do sistema metroviário também seguem em ritmo acelerado e prometem levar o metrô à região do Barreiro até 2028. Ao todo, serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações. Confira a lista das novas estações que estarão presentes na Linha 2:
- Nova Suíça;
- Amazonas;
- Nova Gameleira;
- Nova Cintra;
- Vista Alegre;
- Ferrugem;
- Barreiro.
O trajeto vai conectar o sistema a vias importantes, como o Anel Rodoviário e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, na Capital, passando por áreas com hospitais, escolas, faculdades, indústrias, polos comerciais e shoppings.
A expectativa é que os trens da Linha 2 transportem, em média, cerca de 50 mil passageiros por dia, transformando a mobilidade urbana em Belo Horizonte e em toda a região metropolitana.
Outro destaque é a aquisição de 24 novos trens, com as primeiras unidades previstas para entrar em operação no primeiro semestre do próximo ano. As composições atenderão tanto à Linha 1 quanto à Linha 2 do sistema, oferecendo mais conforto e estabilidade nas viagens, além de maior economia de energia.
(Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas