Economia

Minas Gerais destina R$ 3,3 bilhões para obras rodoviárias em 2025

Entre as intervenções, está construção de ponte de 1.160 metros de extensão sobre o rio São Francisco, entre Manga e Matias Cardoso, no Norte, ao custo de R$ 250 milhões
Minas Gerais destina R$ 3,3 bilhões para obras rodoviárias em 2025
Obras incluem trecho de 17,8 km em Curral de Dentro. | Foto: Divulgação/ DER-MG

O montante investido pelo governo de Minas em obras e serviços rodoviários chegou a R$ 3,3 bilhões em agosto de 2025. No ano passado, o empenho foi de cerca de R$ 1,5 bilhão para a mesma finalidade, de restauração, manutenção e pavimentação de novas rodovias e pontes. Os dados são do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Entre as intervenções, está a construção de estrutura de 1.160 metros sobre o rio São Francisco, entre Manga e Matias Cardoso, no Norte do Estado, ao custo de R$ 250 milhões (veja a lista abaixo).

De acordo com a autarquia estadual, do total de R$ 3,3 bilhões, R$ 2,2 bilhões estão em processos de licitação ou já contratados para obras, enquanto R$ 1,1 bilhão foram licitados para compra de asfalto (material betuminoso). O insumo, segundo o DER-MG, é fundamental para a execução final das obras, seja de recuperação funcional, pavimentação ou restauração de trechos rodoviários e para atender os contratos de manutenção e conservação rotineiras.

O diretor-geral do órgão, Matheus Novais, declarou que os investimentos são “peça-chave para estimular o desenvolvimento e a integração de Minas e o País”. Segundo ele, o volume de recurso tem aumentado a cada ano e representa “a preocupação do governo em transformar Minas em um canteiro de obras e em um lugar mais atrativo para investir e viver”.

Ainda conforme o DER-MG, outros dados positivos foram alcançados neste ano, como a obtenção de R$ 328 milhões em descontos nos processos licitatórios até o mês de agosto. “Do valor orçado, referência para as empresas interessadas em realizar o serviço ou a obra, R$ 328.085.812,56 foram de descontos em processos licitatórios finalizados até agosto de 2025, o que representa economia aos cofres públicos”, pontua em nota.

Trecho entre Pimenta e Guapé, entre Centro-Oeste e Sul de Minas, terá investimento de R$ 68 milhões. | Foto: Divulgação/ DER-MG
Trecho entre Pimenta e Guapé, entre Centro-Oeste e Sul de Minas, terá investimento de R$ 68 milhões. | Foto: Divulgação/ DER-MG

Lista de obras e de serviços rodoviários

  • Construção da ponte sobre o rio São Francisco, entre Manga e Matias Cardoso
    Estrutura, que fará a interligação entre o extremo Norte com o Noroeste do Estado, o Oeste da Bahia e a rodovia BR-135, terá 1.160 metros de extensão e 13,8 metros de largura. É a segunda maior ponte a ser erguida em Minas. O custo será de cerca de R$ 250 milhões
  • Obras complementares e de pavimentação da rodovia MG-170, entre Pimenta e Guapé
    Estrada que liga o Sudoeste ao Centro-Oeste mineiro. São 15,2 quilômetros da rodovia com aporte de recursos da ordem de R$ 68 milhões, na conclusão de uma via que vai incrementar o setor turístico da região
  • Obras complementares dos serviços de melhoramento e pavimentação no Contorno Sul de Uberlândia
    Na mesma região, haverá a adequação com a MGC-455, na rodovia LMG-503, com 19 km de extensão
  • Obra no trecho de 17,8 km entre Curral de Dentro, entroncamento Berizal e Mirandópolis, na LMG-626
  • Recuperação funcional do pavimento da MG-010, entre Conceição do Mato Dentro e Serro, com extensão de mais de 44 quilômetros

Por fim, o Estado ainda informou que, do total de R$ 3,3 bilhões, mais de R$ 415 milhões são destinados aos novos contratos de conservação e manutenção permanente de mais de cinco mil quilômetros de rodovias, que estão divididos em nove lotes para atender às Coordenadorias Regionais do DER-MG nas seguintes cidades:

  • Formiga
  • Ituiutaba
  • Juiz de Fora
  • Manhumirim
  • Monte Carmelo
  • Paracatu
  • Passos
  • Ponte Nova
  • Salinas

O Diário do Comércio procurou o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), entidade de classe que representa as empresas da construção pesada, para comentar os investimentos, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas