Economia

MG registra elevação de 43,6% no frete rodoviário

MG registra elevação de 43,6% no frete rodoviário
Um dos maiores vilões do transporte rodoviário de cargas no País nos últimos anos tem sido o preço do combustível | Crédito: Charles Silva Duarte/Arquivo DC

Minas Gerais registrou a maior alta de volume de fretes no Sudeste em 2021: foram 43,6% a mais que em 2020, um crescimento que puxou o índice para 27,8% na região que mais transporta no País.  O desempenho mineiro foi impulsionado pela construção civil e pelo transporte de fertilizantes, de acordo com os dados da 6ª edição do relatório “O Transporte Rodoviário de Cargas l” da FreteBras, maior plataforma de transporte de cargas da América Latina.

Em 2021, 1,2 milhão de fretes foram originados em Minas Gerais. Ao todo, foram distribuídos R$ 9,7 bilhões em fretes no Estado. Do volume total, Minas respondeu por 15,1%, segundo lugar no Brasil, vindo atrás de São Paulo, responsável por 23% do movimento de cargas rodoviárias no País.

O setor que mais impulsionou os fretes em Minas foi o de construção, que representou 46,6% dos fretes originados no Estado. Seu crescimento foi puxado, principalmente, por cimento, que aumentou seu volume de fretes em 67,2% na comparação do ano passado com 2020. Contribuiu para isso o aumento das vendas do insumo – segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), foram comercializadas 64,7 milhões de toneladas no ano passado, 6,6% a mais do que em 2020 e voltando ao patamar de 2015. 

Os produtos mais transportados dentro do solo mineiro foram cimento (24%) e fertilizantes (15%). Aliás, adubos e fertilizantes, insumos essenciais para o agronegócio, são os produtos mais transportados no País. Cerca de 19% dos fretes de fertilizantes tiveram origem no estado mineiro em 2021, uma queda de 16 pontos percentuais em comparação com 2020. Naquele ano, os fretes do produto, com origem em Minas Gerais, representaram 35% de todos os transportes de fertilizantes no Brasil.

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O ano de 2021 foi marcado por desafios como os aumentos da inflação e dos juros, associados às incertezas da pandemia. Um dos maiores vilões do transporte rodoviário de cargas é o preço do combustível, que tem puxado grande parte da alta da inflação. O aumento no diesel superou os 48% no ano passado, enquanto o preço do frete aumentou só 2%.

Porém, mesmo que os custos dos combustíveis não tenham sido repassados ao valor do frete, o mercado cresceu. “Percebemos demandas cada vez maiores. Para dar uma ideia, registramos crescimento de mais de 37% em nossa plataforma no período”, destaca o diretor de Operações da FreteBras, Bruno Hacad.

Para 2022, as perspectivas são de aumento da digitalização do transporte rodoviário de cargas. “Registramos um aumento de 62% no cadastro de micro e pequenas transportadoras, em nossa plataforma, sendo que 11% delas estão situadas em Minas. Em todo o Brasil, as novas micro e pequenas transportadoras cadastraram mais de meio milhão de fretes em nossa plataforma, o que demonstra o apetite delas por soluções digitais”, aponta Hacad.

No cenário econômico, as expectativas do setor se voltam para o agronegócio. Em outubro de 2021, observa o diretor da FreteBras, a expectativa da Conab era de um aumento de 14% na produção. Porém, no início deste ano, a própria Conab corrigiu esta previsão para 7%, por conta do impacto do clima na colheita.

“Acreditamos que o setor da construção não verá um crescimento tão acentuado como o de 2021, que foi o melhor da última década, por conta principalmente do aumento da Selic, que afeta o custo dos créditos imobiliários, e da inflação, que afeta o preço dos insumos”, acredita Hacad.

O excesso de chuvas e suas consequências não são, ao que tudo indica, um fator que influencie o transporte de cargas. As quedas de barreiras e a destruição de trechos das estradas mineiras não se refletiram no movimento de cargas rodoviárias em Minas. “Apesar da grave situação, tivemos um aumento de 45,9% no volume de fretes em janeiro deste ano, comparado com janeiro de 2021. A sazonalidade ainda conta muito”, conclui Hacad.

Importância do Agro

O volume de fretes no País, medido pela FreteBras, teve um aumento de 37,6% no ano passado, contabilizando o valor total de R$ 63 bilhões. Em relação a 2019, este crescimento foi de 123,6%. Os estados onde o número de fretes mais cresceu foram Tocantins – um aumento de 149,2%, principalmente por causa do transporte de soja – e Sergipe (106,5%), que teve significativo incremento na movimentação de fertilizantes.

Os produtos do agro são os mais transportados no País. Em 2021, os fretes do setor representaram 36,6% dos fretes registrados na plataforma, totalizando R$23 bilhões distribuídos – um aumento de 46,9% em comparação com 2020. Minas Gerais respondeu por 10,6% dos fretes do agro, uma variação positiva de 50,4% entre 2020 e 2021. Os produtos do agro mais transportados foram fertilizantes (31,5%), milho (10,9%) e soja (9,2%). Os fretes de fertilizantes em todo o País tiveram um aumento de 79% entre 2020 e 2021.

A FreteBras tem mais de 640 mil caminhoneiros cadastrados e 17 mil empresas assinantes, e os fretes publicados em sua plataforma cobrem 95% do território nacional. Em 2021, a plataforma facilitou a transação de mais de 8 milhões de cargas, distribuindo R$ 63 bilhões em fretes. Desde 2020, a empresa conta com o investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Invest) e foi considerada uma das 100 startups mais inovadoras de 2021.

Preços do petróleo voltam a avançar em meio a impasse

Londres/ Houston – Os preços do petróleo subiram ontem devido ao impasse entre a Rússia e o Ocidente sobre a Ucrânia, aumentando as preocupações com a oferta que mantiveram os preços do petróleo perto de US$ 100 o barril.

O petróleo Brent subiu US$ 1,85 para fechar a US$ 95,39 o barril. O petróleo dos EUA (WTI) avançava mais de US$ 2 para US$ 93,95 o barril.

Os mercados dos EUA estavam fechados ontem para o feriado do Dia dos Presidentes.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse ontem que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordaram em princípio com uma cúpula sobre a Ucrânia, mas o Kremlin disse que não há planos imediatos.

O Kremlin anunciou que Putin assinaria um decreto reconhecendo duas regiões separatistas no leste da Ucrânia como independentes. A União Europeia alertou que consideraria sanções se as regiões forem reconhecidas como independentes.

“Os preços do petróleo estão mais uma vez subindo, à medida que o otimismo de uma reunião Biden-Putin desaparece, enquanto a Opep+ continua lutando para atingir suas cotas que criaram em grande parte o grave déficit global de energia”, disse Pratibha Thaker, da Economist Intelligence Unit.

Petrobras – A Petrobras deve apresentar um aumento na receita do quarto trimestre quando divulgar resultados, no dia 23 de fevereiro. A empresa, sediada no Rio de Janeiro, deve reportar um aumento de 74,4% na receita, para R$ 130,743 bilhões, ante R$ 74,97 bilhões um ano atrás, segundo a estimativa média de três analistas, com base em dados da Refinitiv.

A estimativa média dos analistas da Refinitiv para a Petrobras é de lucro de R$ 1,96 por ação. No mesmo trimestre do ano anterior, a empresa reportou lucro de R$ 2,18 por ação.

A classificação média atual dos analistas para as ações indica “compra”. São seis recomendações de “compra forte” ou “compra”, uma “manter” e nenhuma “venda” ou “venda forte”.

A estimativa de ganhos médios dos analistas permaneceu inalterada nos últimos três meses.

O preço-alvo médio de 12 meses de Wall Street para a Petrobras é de R$ 40,9​, cerca de 12,3% acima​ de seu último preço de fechamento de R$ 35,87. (Reuters)


Ei, você sabe o que é Segurança Energética?

Segurança energética é a oferta e disponibilidade de serviços energéticos a todo momento, em quantidade suficiente e a preços acessíveis, segundo a Agência Internacional de Energia. Porém, no Brasil, nossos diferentes modelos de fornecimento foram afetados pela pior seca (estiagem de chuvas) dos últimos 91 anos. Você sabe como isso afetou a sua vida?

O governo precisou adotar medidas administrativas que estimulam a consciência de consumo nas pessoas. Uma delas é a mudança nas regras de bandeiras tarifárias. E acredite, isso impactou a sua conta de energia de alguma forma. Porém, estamos vivendo um período de chuva após chuva desde o início de 2022. Isso indica que os reservatórios das hidrelétricas estão enchendo e o valor das bandeiras tarifárias pode ser reduzido?

Essa é a resposta que a Sociedade Mineira de Engenharia (SME), juntamente com o jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, está em busca por meio de contato com referências do setor.

Acontecerá um evento sobre este assunto. Participe. Será no dia 16 de março. Faça sua inscrição prévia e garanta informações em primeira mão para ocupar uma das cadeiras limitadas. Link de inscrição.

O que é Segurança Energética? - Evento SME sobre segurança energética. Crédito: Diário do Comércio
Crédito: Diário do Comércio
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