Minas Gerais registra queda no financiamento de veículos em julho

Os mineiros compraram menos carros financiados em julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2024. Segundo levantamento divulgado pela B3 nesta segunda-feira (25) houve uma redução de 0,8% no financiamento de veículos novos e usados em julho de 2025 em relação ao mesmo mês do ano anterior – no total, o Estado foi responsável pelo financiamento de 57,1 mil veículos no período.
Em um levantamento anterior, a B3 já havia apontado um recuo de 3,3% no financiamento de veículos em Minas Gerais durante o primeiro semestre. Nos seis primeiros meses deste ano o Estado somou 303,7 mil registros de condições aprovadas, cerca de 10 mil a menos na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados do mês de julho apontam que a tendência de queda, quando comparada a 2024, pode continuar para o segundo semestre. No último mês, foi verificada uma redução de 4,4% de financiamento no segmento de autos leves quando comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, quando comparado ao mês de junho, houve um crescimento de 182% nos financiamentos da categoria em julho.
Já no segmento de motocicletas o cenário é diferente: o financiamento de motos subiu 15,3% na comparação com julho de 2024, e subiu 8,3% em relação a junho deste ano. Já o segmento de veículos pesados, em julho, na comparação anual, teve alta de 2% e queda de 1,4% em relação a junho de 2025.
Cenário Nacional de financiamento de veículos
Minas Gerais está na contramão do cenário nacional, uma vez que as vendas de veículos por financiamento do Brasil tiveram uma alta de 2,2% em julho deste ano, quando comparado a 2024. Ao todo, foram vendidas 639 mil unidades de veículos leves, pesados e motos. Em relação a junho de 2025, o aumento foi de 14,2%.
Para o Superintendente de Relacionamento com Clientes e Relações Institucionais, Thiago Gaspar, o mercado demonstrou um desempenho positivo em 2025. “Já na comparação com junho, o resultado é influenciado pelo maior número de dias úteis, uma vez que a média diária de financiamentos foi 0,7% inferior em julho”, comenta.
Ouça a rádio de Minas