Minas Gerais tem quinto mês seguido de alta nas atividades de pequenos negócios

Minas Gerais vem se consolidando como um dos principais polos de crescimento do microempreendedorismo no Brasil. De acordo com o mais recente Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), divulgado pela fintech global SumUp, o Estado registrou, em julho de 2025, o quinto mês consecutivo de alta nas atividades dos pequenos negócios, alcançando 107,93 pontos, acima da média nacional.
O resultado representa um crescimento de 3,67% em relação a junho e 6,27% na comparação com julho do ano passado. Esse desempenho positivo posiciona Minas entre os estados com melhor recuperação da atividade econômica entre os micro e pequenos negócios, sinalizando um segundo semestre promissor para o setor.
Segundo semestre começa aquecido
Em nível nacional, o ISM atingiu 101,65 pontos em julho, o maior patamar para 2025 até agora. O índice subiu 4,03% em relação a junho, puxado principalmente pela baixa taxa de desemprego e pelo impacto das férias escolares, que tradicionalmente elevam o consumo em setores como lazer, alimentação e transporte.
“O mês de julho é marcado pelo período de férias escolares, que alavancam o comércio e movimentam pequenos negócios. Com as crianças em casa, os passeios e programas familiares são mais frequentes, levando também ao aumento de gastos com lazer, por exemplo”, explica a economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina, Lilian Parola.
Outros estados: negócios têm desempenho misto
Enquanto Minas avança de forma consistente, o ISM nacional mostra um cenário heterogêneo. Estados como o Ceará (27,54%) e Bahia (23,58%) se destacaram com avanços na comparação anual, mostrando forte aceleração da economia informal e dos pequenos negócios.
Já o Rio de Janeiro alcançou ISM de 122,35 pontos no mês, um crescimento de 2,77% entre junho e julho. Além disso, o aumento anual no estado foi expressivo, de 13,87% na comparação com julho de 2024.
Por outro lado, São Paulo teve desempenho mais moderado, registrando queda de 7,08% em relação a julho de 2024. O ISM do estado de São Paulo atingiu 99,28 pontos em julho, abaixo da média nacional.
Ouça a rádio de Minas