Economia

Minas Gerais tem quinto mês seguido de alta nas atividades de pequenos negócios

Índice SumUp do Microempreendedor registra crescimento de 3,67% em julho no Estado, consolidando Minas como destaque nacional no setor
Minas Gerais tem quinto mês seguido de alta nas atividades de pequenos negócios
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Minas Gerais vem se consolidando como um dos principais polos de crescimento do microempreendedorismo no Brasil. De acordo com o mais recente Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), divulgado pela fintech global SumUp, o Estado registrou, em julho de 2025, o quinto mês consecutivo de alta nas atividades dos pequenos negócios, alcançando 107,93 pontos, acima da média nacional.

O resultado representa um crescimento de 3,67% em relação a junho e 6,27% na comparação com julho do ano passado. Esse desempenho positivo posiciona Minas entre os estados com melhor recuperação da atividade econômica entre os micro e pequenos negócios, sinalizando um segundo semestre promissor para o setor.

Segundo semestre começa aquecido

Em nível nacional, o ISM atingiu 101,65 pontos em julho, o maior patamar para 2025 até agora. O índice subiu 4,03% em relação a junho, puxado principalmente pela baixa taxa de desemprego e pelo impacto das férias escolares, que tradicionalmente elevam o consumo em setores como lazer, alimentação e transporte.

“O mês de julho é marcado pelo período de férias escolares, que alavancam o comércio e movimentam pequenos negócios. Com as crianças em casa, os passeios e programas familiares são mais frequentes, levando também ao aumento de gastos com lazer, por exemplo”, explica a economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina, Lilian Parola.

Outros estados: negócios têm desempenho misto

Enquanto Minas avança de forma consistente, o ISM nacional mostra um cenário heterogêneo. Estados como o Ceará (27,54%) e Bahia (23,58%) se destacaram com avanços na comparação anual, mostrando forte aceleração da economia informal e dos pequenos negócios.

Já o Rio de Janeiro alcançou ISM de 122,35 pontos no mês, um crescimento de 2,77% entre junho e julho. Além disso, o aumento anual no estado foi expressivo, de 13,87% na comparação com julho de 2024.

Por outro lado, São Paulo teve desempenho mais moderado, registrando queda de 7,08% em relação a julho de 2024. O ISM do estado de São Paulo atingiu 99,28 pontos em julho, abaixo da média nacional.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas