Micro e pequenos empreendedores de Minas Gerais têm confiança em alta

O cenário de percepção na confiança para os microempreendedores esteve em alta em Minas Gerais no mês de março. A confiança dos micro e pequenos empresários mineiros aumentou para 115 pontos em março de 2024, quatro pontos a mais em relação ao mês de fevereiro.
A informação é da pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas).
Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae-MG, observou-se um crescimento econômico moderado e um ciclo de afrouxamento monetário para o mercado de crédito. O aumento na oferta de crédito por parte das instituições financeiras, seguido de redução das taxas de juros correntes de novas concessões, tem influenciado diretamente na percepção de melhoria dos negócios.
Percepção de quem é MEI em Minas Gerais
Acompanhando o cenário favorável para aqueles que querem iniciar ou expandir seus negócios, a confiança dos microempreendedores individuais (MEI) de Minas Gerais também apresentou expansão, passando de 114 pontos em fevereiro para 116 pontos em março, dois pontos a mais na comparação com o mês anterior.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Percepção de ME em Minas Gerais
A microempresa (ME) também obteve o mesmo índice, da ordem de 116 pontos, crescimento considerável de onze pontos frente ao mês anterior.
Percepção de EPP em Minas Gerais
Enquanto isso, as empresas de pequeno porte (EPP) aumentaram três pontos na confiança, chegando ao índice de 111.
Percepção sobre o passado e o futuro próximo
Já o Índice de Situação Recente (ISR), que reflete a percepção dos empreendedores sobre suas atividades nos últimos três meses, foi de 83, quatro pontos acima do registrado em fevereiro.
No caso do Índice de Situação Esperada (ISE), que reflete as expectativas dos empreendedores em relação ao trimestre seguinte, ficou em 131, quatro pontos a mais do que o registrado em fevereiro.
Ouça a rádio de Minas