Economia

Micro e pequenas indústrias garantem pagamento do 13º salário

Maioria das MPIs vai usar recursos próprios para efetuar o pagamento neste ano
Micro e pequenas indústrias garantem pagamento do 13º salário
Crédito: Adobe Stock

Com maior estabilidade, as micro e pequenas indústrias não enfrentam dificuldades para pagar o 13º salário em 2023. Segundo pesquisa Datafolha encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi), 35% das MPIs não apontam problemas para realizar o pagamento, enquanto 21% afirmam que terão um pouco de dificuldade para cumprir com o compromisso financeiro. 

De acordo com o levantamento, a principal fonte usada para pagar o 13º salário será o capital próprio da empresa para 85% das MPIs, o que aponta para uma estabilidade financeira. Os outros 15% vão recorrer ao cheque especial, empréstimos bancários ou de outras fontes para realizar o pagamento. Além disso, 21% dos entrevistados consideram pagar parte do 13º com produtos ou serviços da empresa.

Apesar das expectativas positivas, existem desafios para o pagamento do 13º salário, com variações regionais significativas. Na região Nordeste, por exemplo, 14% das micro e pequenas indústrias relataram que enfrentam dificuldades. A região Sul se destacou com 36% dos entrevistados apontando mais obstáculos para o pagamento na comparação com o ano anterior, sinalizando mudanças econômicas na região. Sendo assim, a pesquisa sugere uma dinâmica econômica diversificada no cenário das MPIs, com estratégias adaptadas às circunstâncias locais.

Micro e pequenas indústrias otimistas com o fim de ano

Sobre as vendas de fim de ano, as MPIs se mostram otimistas, sendo que 43% dos dirigentes de micro e pequenas indústrias avaliam o período entre outubro e dezembro como positivo para vendas e faturamento, enquanto 39% consideram as vendas normais, com destaque para 46% das pequenas indústrias.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas