Minas Gerais é o quinto estado com maior tempo para abrir uma empresa

Minas Gerais está entre os estados com maior tempo de abertura de empresas no País no 1º quadrimestre deste ano, segundo o relatório Mapa de Empresas, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp). O prazo médio é de 1 dia e 2 horas. Na comparação com igual período de 2024 foi apurado um recuo de 16,1%.
São Paulo registrou o maior tempo médio, apresentando no primeiro quadrimestre de 2025 o tempo de 1 dia e 7 horas, com aumento de 11 horas em relação ao quadrimestre anterior, seguido pelo Rio Grande do Norte, com 1 dia e 6 horas. A terceira posição foi ocupada pelo Amapá, com 1 dia e 5 horas. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 1 dia e 3 horas. Minas Gerais ocupou o quinto lugar.
Sergipe apresentou o tempo mais ágil para a formalização de novas empresas no período, com 7 horas, seguido pelos estados do Amazonas (8 horas) e Paraná (9h). Acre (10 horas) e Alagoas (11 horas) também se destacaram positivamente no resultado do primeiro quadrimestre de 2025.
No Brasil, a média foi de 21 horas, conforme o relatório. Quando comparado com o último quadrimestre de 2024, o dado apresenta um aumento de 3 horas (11,1%). No quadrimestre deste ano, o resultado foi avaliado como estável considerando os boletins anteriores.
No País, o tempo médio relativo à etapa de pesquisa prévia de viabilidade no final desse quadrimestre registrou tempo médio de 10 horas. E o tempo médio de registro encerrou o primeiro quadrimestre de 2025 em 11 horas, representando aumento de 2 horas em relação ao terceiro quadrimestre de 2024.
Entre os municípios brasileiros, Coelho Neto (MA) foi o mais rápido na velocidade de abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2025, conforme o relatório Mapa de Empresas, com 56 minutos. Já no outro extremo consta o município de Guararema (SP), que apresentou o maior tempo de abertura de empresas: 8 dias e 7 horas.
Entre as capitais, Belo Horizonte, ocupou o 13º lugar no ranking do tempo total de abertura de empresas, com 9 horas, queda de 18,2% em relação ao terceiro quadrimestre de 2024. A primeira posição ficou com Aracaju (SE), com 2 horas. A 26ª posição foi ocupada por Macapá (AP), com 1 dia e 4 horas. Os dados da capital fluminense não foram divulgados.
Burocracia aumenta o tempo de abertura de empresas
O economista Guilherme Almeida explica que o tempo necessário para formalizar um negócio tornou-se uma proxy amplamente adotada para avaliar o grau de burocracia e a eficiência regulatória. “Se o tempo de abertura de um novo negócio aumenta, isso indica que alguma burocracia está impedindo uma maior celeridade na abertura de um novo negócio”, observa.
Ele acrescenta que em Minas Gerais existe a legislação de Liberdade Econômica, que entre os propósitos centrais está tornar o Estado “mais amigo do empreendedor”, pautado em medidas para facilitar o processo de abertura das empresas, tornando-o mais simples possível. Almeida ressalta que pode interferir no tempo médio de abertura das empresas em Minas, a forma de atuação de cada prefeitura do Estado.
Ouça a rádio de Minas