Minas consolida liderança no turismo de negócios no Brasil
 
                            Minas Gerais se consolida, nos últimos anos, como um dos principais destinos do turismo de negócios no Brasil. O Estado já é o segundo que mais recebe visitantes em viagens corporativas e apresenta crescimento consistente. O avanço é impulsionado pelo setor de eventos e feiras – que cresce a dois dígitos em Belo Horizonte – e pelas ações de melhoria do ambiente de negócios, que atraíram mais de R$ 500 bilhões em investimentos privados nos últimos anos.
Atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais recebeu 13,22% dos viajantes corporativos do Brasil em 2024, segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) – um indicador do peso crescente do turismo de negócios no Estado.
A participação do Governo de Minas Gerais na 51ª Abav Expo, promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), em Brasília, consolidou o Estado entre os principais destinos do turismo corporativo. O estande mineiro, com 16 coexpositores, movimentou cerca de R$ 20,5 milhões e gerou 150 novos negócios, segundo levantamento da Secult-MG.
O aquecimento do setor impacta toda a cadeia produtiva, movimentando a economia e gerando empregos em diversas regiões do Estado.
Pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) mostra que cada viajante corporativo gasta, em média, R$ 500 durante o tempo livre em estadias de três dias.
Entre os atrativos preferidos desses turistas, 27% destacam os restaurantes locais, seguidos pelos pontos turísticos (25%) e pelo comércio de produtos regionais (13%).
O setor também impulsiona o emprego formal: entre julho de 2024 e julho de 2025, o turismo em Minas cresceu 0,94% no número de vínculos, totalizando 433.858 vagas, conforme dados do Caged compilados pela Secult-MG.
Eventos impulsionam turismo de negócios – As feiras e eventos são hoje o principal motor do turismo de negócios em Minas. Apenas em 2025, Belo Horizonte deve registrar alta de 20% nas atividades do setor, movimentando bilhões de reais em contratos e parcerias entre empresas e fornecedores.
O resultado reforça o desempenho de 2024, quando Belo Horizonte registrou crescimento de 40% na realização de eventos corporativos, fi rmando-se entre as cidades mais dinâmicas do País nesse segmento.
O crescimento é sustentado pela infraestrutura de ponta disponível para o setor de eventos.
O destaque é o Expominas BH, na região Oeste da Capital, com 72 mil metros quadrados e capacidade para 45 mil pessoas – um dos maiores centros de convenções do País.
O espaço recebe eventos de projeção internacional, como a Exposibram – um dos principais encontros da indústria mineral mundial, que movimenta milhões em negócios.
A cidade ainda dispõe de outros espaços estratégicos, como o Minascentro, administrado pela Befly, e as arenas multiúso Mineirão e Arena MRV.

Unesco e referência em ecoturismo e conservação ambiental FOTO: DIVULGAÇÃO / SECOM / MIGUEL ANDRADE

e natural do patrimônio mineiro FOTO: DIVULGAÇÃO / SECOM / GEISY FARIA

Estado no turismo corporativo FOTO: DIVULGAÇÃO / SECOM / PEDRO VALLE FOTOGRAFIA
Do Triângulo ao Vale do Aço: interior vive nova fase de crescimento
O interior mineiro também se destaca na atração de visitantes corporativos, impulsionado por eventos regionais e novos investimentos.
O Triângulo Mineiro é um dos exemplos mais fortes: em Uberaba, a ExpoZebu – maior feira de pecuária zebuína do mundo – atrai milhares de visitantes anualmente.
Em 2025, a feira bateu recorde de presença internacional: foram 729 visitantes de 37 países, um aumento de 36% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.
Em Uberlândia, a chegada de novas empresas e o fortalecimento da agenda de eventos ampliam o fluxo de visitantes em viagens corporativas.
Nos momentos de lazer, esses viajantes buscam experiências típicas do Triângulo Mineiro: visitas a fazendas produtoras de queijo artesanal, compras diretas do produtor e roteiros de natureza com cachoeiras e trilhas.
No Vale do Aço, polo industrial de destaque, as viagens corporativas ganham reforço com o
turismo de natureza, a produção artesanal de cachaças e a tradicional gastronomia mineira. 
Infraestrutura é diferencial do Estado – A infraestrutura é um dos pilares do turismo de negócios. Minas vem se destacando em investimentos públicos e privados que modernizam aeroportos, estradas e a rede hoteleira.
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confi ns, é a principal porta de entrada do turismo corporativo em Minas. Com capacidade para mais de 30 milhões de passageiros ao ano, o terminal passa por ampliação e modernização que reforçam o papel do Estado como polo de negócios.
Além do BH Airport, cidades-polo como Uberlândia, Montes Claros e Juiz de Fora mantêm terminais com voos regulares de várias regiões do País.
Na malha rodoviária, novos projetos e concessões buscam modernizar e ampliar a segurança das estradas mineiras.
As concessões rodoviárias já asseguram bilhões em investimentos para os próximos anos. Um dos destaques é a Via Liberdade – trecho entre Nova Lima e Rio Casca que conecta cidades históricas como Ouro Preto e Mariana – com aportes estimados em R$ 5 bilhões.
O projeto prevê 78,7 km de duplicações, 40,6 km de terceiras faixas, acostamento em todo o trecho e o Contorno Viário de Cachoeira do Campo, com 7,3 km de pistas duplas.
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