Minas Gerais é o 4º estado com maior número de eletropostos no Brasil; veja a lista de cidades

O estado de Minas Gerais é o quarto com maior número de eletropostos (estações de carga para veículos elétricos) no Brasil, com 1.154 operações. De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o Estado também é o quinto do País com maior quantidade de carros elétricos vendidos, com 22.396 unidades comercializadas, o equivalente a 6,6% do total no mercado nacional.
Dentre os eletropostos presentes em Minas, 940 são de corrente alternada, com recarga lenta, enquanto 214 são do tipo com corrente contínua, oferecendo recargas mais rápidas.
Além disso, a maioria dessas operações está presente em Belo Horizonte, com 200 eletropostos e 17,33% de marketshare. A capital mineira ainda aparece na 11ª posição no ranking nacional das cidades com maior quantidade de eletropostos. Em seguida estão Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 87 e 52 unidades, respectivamente.
Veja as 10 cidades com maior número de eletropostos em Minas Gerais:
- Belo Horizonte – 200 operações;
- Uberlândia – 87 operações;
- Juiz de Fora – 52 operações;
- Nova Lima – 35 operações;
- Betim – 34 operações;
- Contagem – 33 operações;
- Tiradentes – 32 operações;
- Uberaba – 28 operações;
- Carmópolis de Minas – 24 operações;
- Toledo – 23 operações.
Mercado mineiro de carros elétricos
Quanto às vendas de veículos elétricos, Minas Gerais responde 6,6% do marketshare nacional, com 22.396 automóveis deste tipo comercializados no Estado. Assim como ocorre no caso dos eletropostos, os municípios que se destacam são Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora. Elas são as únicas cidade que superaram a barreira das mil unidades vendidas.
A capital mineira, inclusive, figura entre as cinco cidades brasileiras com maior quantidade de carros elétricos comercializados no Brasil, ocupando a quarta posição no ranking nacional, com 12.811 unidades comercializadas. Essa quantidade representa mais da metade do mercado mineiro (57,2%) e 7,1% do total do País.
Já Uberlândia lidera a lista entre os municípios do interior de Minas Gerais, com 2.158 veículos elétricos vendidos e 9,6% de marketshare. Já Juiz de Fora registrou 1.468 unidades vendidas, o que representa 6,6% do total no mercado estadual.
Confira também as 10 cidades com mais veículos elétricos vendidos em Minas Gerais:
- Belo Horizonte – 12.811 veículos comercializados;
- Uberlândia – 2.158;
- Juiz de Fora – 1.468;
- Contagem – 410;
- Uberaba – 410;
- Nova Lima – 361;
- Montes Claros – 308;
- Ipatinga – 216;
- Poços de Caldas – 197;
- Pouso Alegre – 190.
Dentre os carros elétricos vendidos em Minas, 26,3% são da fabricante chinesa BYD, com 5.890 carros comercializados no Estado. Em seguida aparecem Toyota (22,6%) e GWM (13,5%), com 5.071 e 3.017 unidades, respectivamente. Outros destaques são Volvo (1.472 veículos, 6,6% do mercado) e Caoa Chery (1.454 veículos, 6,5% do mercado).
O Corolla Cross, da Toyota, é o modelo de veículo elétrico mais popular entre os mineiros, com 2.946 unidades vendidas, o equivalente a 13,2% de marketshare. Em seguida aparecem o Haval H6, da GWM, com 2.423 carros deste tipo comercializados e 10,8% do mercado.
Os veículos híbridos plugáveis (PHEV, sigla em inglês) respondem por 34% do mercado mineiro. Em seguida aparecem os veículos elétricos à bateria (BEV, sigla em inglês) e os veículos elétricos híbridos Flex (HEV Flex, sigla em inglês), com 26% e 22% de marketshare.
Conheça os 10 modelos de veículos elétricos mais vendidos em Minas:
- Corolla Cross (Toyota) – 2.946 unidades vendidas;
- Haval H6 (GWM) – 2.423 unidades vendidas;
- Corolla (Toyota) – 1.783 unidades vendidas;
- Dolphin (BYD) – 1.438 unidades vendidas;
- Dolphin Mini (BYD) – 1.259 unidades vendidas;
- Song Plus (BYD) – 1.212 unidades vendidas;
- Song (BYD) – 975 unidades vendidas;
- XC60 (Volvo) 765 unidades vendidas;
- Tiggo 8 (Caoa Chery) – 610 unidades vendidas;
- Ora 03 (GWM) – 432 unidades vendidas.

Cenário nacional de veículos elétricos
O ABVE Data também aponta que existem 14.827 eletropostos no Brasil, distribuídos por 1.363 municípios. Quase metade (49,58%) dessas operações está presente na região Sudeste do País. Já o Sul responde por 22,24% do mercado e o Nordeste possui 18,08% de marketshare.
O estado que lidera o ranking nacional é São Paulo, com 4.468 unidades. Em seguida aparecem o Rio de Janeiro (1.398) e o Rio Grande do Sul (1.159). Além destes e de Minas, os outros destaques são os estados de Santa Catarina e Paraná, com 1.112 e 1.027 eletropostos, respectivamente.
Só em fevereiro deste ano, houve um aumento de cerca de 60% no número de carregadores rápidos no País, em comparação a novembro de 2024, passando de 1.516 operações para 2.430. Quanto aos carregadores lentos, a expansão foi de apenas de 17% no mesmo período, saltando de 10.621 para 12.397.
O diretor do GT de Comunicação da ABVE, membro do Conselho e diretor executivo da Tupi Mobilidade, Davi Bertoncello, destaca o fato de o Brasil ter saltado de algumas centenas de carregadores públicos para quase 15 mil unidades em poucos anos.
“Os números não mentem: apenas entre carregadores rápidos, que são a chave para destravar a adoção em massa dos veículos elétricos no Brasil, tivemos um crescimento de 62% em um trimestre. Quem ainda duvidava que a transição estava acontecendo, agora tem 2.430 motivos para repensar”, diz.
O estado de São Paulo também é o grande destaque em vendas de veículos elétricos no Brasil, com 110.522 veículos, o equivalente a 32,8% do mercado nacional. Em seguida aparecem: Distrito Federal (26.202), Rio de Janeiro (24.612) e Paraná (23.090). No geral, 337.031 carros elétricos foram vendidos no País, sendo 180.496 nas capitais brasileiras.
Assim como observado no estudo a respeito dos eletropostos, a região Sudeste lidera o mercado brasileiro com 49,6% do mercado. Em seguida aparecem as regiões Sul (18,5%), Centro-Oeste (14,7%), Nordeste (13,9%) e Norte (3,4%).
O mercado nacional é liderado pela BYD, com 101.653 carros elétricos vendidos, o equivalente a 30,2% do marketshare. Em seguida aparecem a Toyota, com 63.128 unidades comercializadas e 18,7% do mercado, e a GWM, com 43.292 unidades vendidas e 12,8% do mercado nacional.
Já o modelo mais vendido é o Corolla Cross, da Toyota, com 38.359 veículos vendidos e 11,4% do mercado. Outro destaque é o Haval H6, da GWM, com 33.893 unidades comercializadas, o que representa 10,1% do mercado. Enquanto a tecnologia PHEV lidera o mercado nacional com 34% da frota; seguido pela BEV (28%) e HEV Flex (19%).

Para o CEO da Tek Trade, Rogério Marin, a expectativa é de que o mercado de veículos elétricos continue em alta, impulsionado pelo comportamento do consumidor brasileiro. Ele explica que as pessoas estão buscando cada vez mais alternativas sustentáveis e econômicas no mercado.
“Mesmo com o aumento do Imposto de Importação, os carros elétricos representaram mais de 40% do total de veículos importados no ano passado, consolidando o Brasil como um mercado significativo e atraindo investimentos de grandes montadoras chinesas, como a BYD e a GWN, além da chegada de várias outras, como Zeekr e Denza”, relata.
Marin ainda aponta que a ampliação dos eletropostos, especialmente fora dos grandes centros urbanos, e da rede de concessionários e modelos aumenta entre os consumidores a percepção dos benefícios financeiros e ambientais dos veículos eletrificados. “E a tendência é de que o segmento mantenha seu ritmo acelerado de crescimento”, acrescenta.
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